Prefeitura de Três Rios

Prefeitura de Três Rios realiza ação no Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa

Neste dia 15 de junho é celebrado o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. Para mobilizar e conscientizar a população acerca do tema para o seu enfrentamento, a Prefeitura de Três Rios, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, e o Conselho Municipal dos Direitos dos Idosos realizaram uma ação na Praça da Autonomia. 

Em uma ação conjunta do Conselho e das Secretarias de Assistência Social, Saúde e Esporte e Lazer, em parceria com a Faculdade Univertix, foram distribuídos panfletos informativos sobre os tipos de violência contra os idosos; oferecidos serviços de saúde, como aferição de glicemia, aferição de pressão arterial, tipagem sanguínea e orientação de saúde bucal; além da prática de alongamento. 

A violência contra o idoso é crime. A Lei 10.741 de 2003 dispõe sobre o Estatuto do Idoso e tem como objetivo regular os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. Além de apresentar os direitos dessas pessoas e os deveres da família e do Estado, a legislação prevê as diversas formas de violência e suas devidas penas. 

Entre os tipos de violência contra os idosos estão violência física, psicológica, sexual, financeira, patrimonial, institucional, negligência, abandono e discriminação.

Violência Física

Os abusos físicos constituem a forma de violência mais perceptível aos olhos dos familiares, nem sempre o agressor(a) irá cometer agressões que sejam tão perceptíveis como situações de espancamento que promovam lesões ou traumas que possam chamar a atenção das pessoas próximas. Em algumas situações os abusos são realizados na forma de beliscões empurrões, tapas, ou agressões que não evoluem com sinais físicos.

A maior parte das agressões físicas acontecem dentro da própria casa da pessoa idosa, no seio de sua família, ocasionada por pessoas muito próximas como filhos, cônjuge, netos ou cuidadores domiciliares.

Violência psicológica

Abuso psicológico praticado com atos, tais como, agressões verbais, tratamento com menosprezo, desprezo, ou qualquer ação que traga sofrimento emocional como humilhação, afastamento do convívio familiar ou restrição a liberdade de expressão; bem como submeter a pessoa idosa a condições de humilhação, ofensas, negligência, promovendo insultos, ameaças e gestos que afetem a autoimagem, a identidade e a autoestima do ofendido.

Violência Sexual

Ato sexual utilizando pessoas idosas. Esses abusos visam a obter excitação, relação sexual ou práticas eróticas, através de coação com violência física ou ameaças. Essas violências podem ocorrer na própria casa, cometidos por pessoas da família e também em instituições que prestam atendimento a pessoas idosas.

Abuso Financeiro

Exploração imprópria ou ilegal ou uso não consentido pela pessoa idosa de seus recursos financeiros. Esse tipo de situação acontece frequentemente. O violador se apropria indevidamente do dinheiro, cartões bancários da pessoa idosa utilizando o valor para outras finalidades que não sejam a promoção do cuidado.

Violência Patrimonial

Qualquer prática ilícita que comprometa o patrimônio do idoso, como forçá-lo a assinar um documento sem lhe ser explicado para que fins é destinado, alterações em seu testamento, fazer uma procuração ou ultrapassar os poderes de mandato, antecipação de herança ou venda de bens móveis e imóveis sem o consentimento espontâneo do idoso, falsificações de assinatura, etc.

Violência institucional

Trata-se de qualquer tipo de violência exercida dentro do ambiente institucional (público ou privado) praticada contra a pessoa idosa.

Negligência

Recusa ou à omissão de cuidados. É um ato muito comum, pois se manifesta frequentemente tanto no seio familiar como em instituições que prestam serviços de cuidados e acolhimento a pessoas idosas.

Abandono

Forma de violência que se manifesta pela ausência de amparo ou assistência pelos responsáveis em cumprir seus deveres de prestarem cuidado a uma pessoa idosa.

Discriminação

Comportamentos discriminatórios, ofensivos, desrespeitosos em relação à condição física característica de uma pessoa idosa, desvalorizando e inferiorizando-a simplesmente por sua condição. 

Denuncie!

Em casos de violência contra os idosos, não fique em silêncio. Denuncie através dos telefones:

Disque 100

Polícia Militar 190

CREAS (24) 99838-4332

Casa dos Conselhos (24) 2252-2650

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Skip to content