Três Rios foi sede da 1ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Rafting R4 no último final de semana. Entre os dias 10 e 13 de abril, as águas dos rios Paraíba do Sul e Paraibuna foram o palco de disputas emocionantes do esporte que, em 1982, chegou ao Brasil justamente pelas corredeiras trirrienses.
A cidade, reconhecida nacionalmente como o berço do rafting no país, recebeu atletas de diversos estados, movimentando a economia local e fortalecendo o turismo esportivo – uma das apostas da atual gestão para o desenvolvimento do município.
O evento, que reuniu equipes femininas, masculinas e mistas, foi realizado pela Prefeitura de Três Rios, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, em parceria com o Comitê Brasileiro de Rafting. A iniciativa contou ainda com o apoio da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) e da Federação Mundial de Rafting (WRF).
A etapa foi um verdadeiro sucesso de público e organização, e contou com a presença de mais de 55 atletas, reforçando o potencial natural da cidade para sediar grandes competições e consolidando Três Rios como referência no cenário do rafting nacional.
Nossa After: cultura e desenvolvimento econômico
Além da disputa dentro das águas, Três Rios também foi palco de lazer e entretenimento no Horto Municipal. Com muita música e gastronomia da melhor qualidade, moradores e turistas aproveitaram a programação cultural preparada especialmente para o evento. A iniciativa, além de promover a valorização dos artistas e empreendedores locais, gerou emprego e renda temporária, movimentando setores como alimentação, hospedagem, transporte e comércio, reafirmando o compromisso da cidade com o desenvolvimento sustentável por meio do turismo esportivo e cultural. Fotos: Patrick Alexandre









