Secretaria de Drenagem Urbana segue limpeza preventiva por toda cidade

Toneladas de resíduos são retirados mensalmente dos bueiros, valas e córregos da cidade

A Secretaria de Drenagem Urbana e Conservação segue trabalhando na limpeza e desassoreamento de córregos e valas, e desobstrução de bueiros no município trirriense. Além da equipe de manutenção, o secretário da pasta, Anderson Antônio da Silva (Professor Andinho) tem contado com o auxílio do caminhão vacall – que trabalha com uma tecnologia de limpeza por sucção com turbina nos pontos mais obstruídos.

Dentre as localidades que receberam a manutenção recente da equipe estão: Vale Esperança, Várzea do Otorino, Rua Antônio Balbino, Habitat, Rua Professor Moreira, Caixa D’Água, Conjunto Residencial Vila Nova, Rua Adélia de Souza e Rua Carlos Simão Louro.

Importante frisar, no entanto, que toda cidade já recebeu a manutenção preventiva da equipe. Criada em 2021 pelo prefeito Joacir Barbaglio Pereira (Joa), a Secretaria de Drenagem Urbana e Conservação tem o objetivo de minimizar os danos ocasionados pela chuva. Por muitos anos, a cidade não contou com manutenção preventiva e, alguns incidentes foram registrados – inclusive com vítimas fatais.

Na Lagoa do América, por exemplo, local onde sempre há preocupação durante o período chuvoso, a equipe da Secretaria de Drenagem Urbana e Conservação chegou a retirar 12 caminhões de resíduos diariamente. Outro ponto que merece destaque foi no córrego da Vila Isabel, onde foram retirados 30 caminhões de resíduos, totalizando 200 toneladas de material. E, na Várzea do Otorino, no Caixa D’Água, onde foram retirados mais de 20 caminhões de resíduos, ou seja, mais de 150 toneladas de material.

“O trabalho de desassoreamento está sendo feito com muito comprometimento e atenção, porque estamos entrando no período que antecede as chuvas. Estamos realizando a limpeza dos bueiros, valas e córregos, com o objetivo de facilitar o escoamento das águas e evitar transtornos na vida da população trirriense, como vinha acontecendo”, resumiu o secretário Professor Andinho.