Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade registra aumento de números de queimadas

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade registrou, neste mês, o aumento das denúncias de queimadas urbanas no município. Nos últimos 10 dias, por exemplo, foram registradas mais de 15 denúncias.

“Nossa principal dificuldade é que o infrator precisa ser identificado na hora. Quando a denúncia chega à Secretaria de Meio Ambiente, encaminhamos aos fiscais e técnicos para que seja feito o acompanhamento da denúncia. Infelizmente, é difícil identificar o infrator, mas caso aconteça, o infrator podem ser penalizados de 01 a 04 anos de prisão”, resumiu o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Anderson Antônio da Silva (Professor Andinho).

Importante frisar que, além de prejudicar o meio ambiente, as queimadas aumentam a emissão dos gases e gera diversos danos para a saúde ocasionados pela inalação de fumaça e fuligem: tosse, falta de ar, aumento de doenças respiratórias, inflamação e diminuição da função pulmonar.

Atualmente, a poluição do ar é considerada uma das maiores ameaças à saúde humana e, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 90% da população mundial respira ar abaixo de níveis seguros.

Em Três Rios, as denúncias podem ser feitas presencialmente na Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, das 9h às 16h, ou através do número (24) 2255-2323; ou acionar o Corpo de Bombeiros através do número 193.