CER II Planeta Vida de Três Rios realiza Teste da Linguinha

O exame indica as limitações dos movimentos da língua como sugar, engolir, mastigar e falar

O Teste da Linguinha é um dos exames mais importantes na vida do recém-nascido. Em decorrência disso, a Secretaria Municipal de Três Rios, por meio do CER II, realiza o Teste da Linguinha mediante agendamento. A realização do exame abrange todos os recém-nascidos do município, e deve ser realizada nas primeiras 72h de vida até 180 dias no máximo.

Para realizar o exame, deve-se fazer o agendamento no CER II, presencialmente, ou pelo telefone (24) 2255-3392 ou (24) 2255-5149. Para realizar o exame é necessário apresentar o Cartão SUS e o Cartão de Vacina do bebê.

O exame é realizado por uma fonoaudióloga devidamente capacitada. E possibilita diagnosticar e indicar as limitações dos movimentos da língua, causadas pela língua presa, que podem comprometer as funções exercidas pela língua, como sugar, engolir, mastigar e falar.

Por que fazer o Teste da Linguinha?
Vale ressaltar que, quando o recém-nascido não é avaliado, corre-se o risco dele não ter uma amamentação adequada e de apresentar dificuldades que acabam por machucar o bico do seio da mãe.

Além disso, o fato pode se agravar a tal ponto que a mãe pode trocar a amamentação do peito pela a mamadeira, e isso poderá prejudicar várias etapas da criança no seu desenvolvimento até a fase de mastigação.

CER II – Centro Especializado em Reabilitação
Endereço: R. Padre Conrado, nº 67 – Três Rios, 25804-090