Começa Semana do Meio Ambiente em Três Rios

Dia Mundial do Meio ambiente foi celebrado com tour ecológico, limpeza do rio e margem, arte com pintura natural e contação de história

Nesta quarta-feira, dia 05, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade deu início à Semana do Meio Ambiente 2024. Na programação, atividades como recolhimento de óleo usado, debate climático, tour ecológico, limpeza do rio e margem e pedal das águas.

“A Semana do Meio Ambiente é um evento mais importante no calendário da nossa secretaria, e apoiado de maneira singular pelas secretarias parceiras como Educação, Drenagem, Agricultura e Saaetri. Durante estes dias, vamos trabalhar com diferentes públicos para enaltecer a importância do meio ambiente”, disse o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Anderson Antônio da Silva (Professor Andinho).

As escolas municipais também estão envolvidas na Semana do Meio Ambiente. Com a ajuda de duas empresas parceiras, a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade lançou a Campanha de arrecadação de óleo usado. O material reciclável será coletado nas unidades escolares e na Secretaria de Meio Ambiente, das 09h às 16h, até o dia 18 de setembro.

No dia 19, Dia Mundial pela Limpeza das Águas, a unidade que recolher a maior quantidade de material, vai ganhar um overboard.

O objetivo da campanha é reduzir a poluição ambiental, educação ambiental, mobilização comunitária, incentivo à reciclagem e benefícios à saúde pública.

“Como é bonito ver esse envolvimento das escolas municipais e estaduais na Semana do Meio Ambiente. Aproveito para parabenizar cada profissional de educação que entendeu a importância desse evento e se mobilizou para participar deste momento tão importante de conscientização e mobilização. Cada atividade foi pensada com muito carinho, então não deixem de participar da nossa Semana do Meio Ambiente”, disse o vice-prefeito, Professor Jacqueson.

Nesta quinta-feira, dia 06, as atividades serão realizadas no Horto Municipal. Das 09h às 15h, vai acontecer o encontro acadêmico pela sustentabilidade. E às 13h30, um debate climático sobre os impactos e adaptações necessárias, com participação dos docentes da UFRRJ e Univertix, OAB, Ambiente Jovem, COMDEMA e Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade.