Prefeitura de Três Rios registra a abertura de 2.753 novas empresas

Coordenadoria Três Rios + Empregos contabilizou a contratação de 2.877 pessoas neste período

A Prefeitura de Três Rios, através da Secretaria de Indústria e Comércio, registrou a abertura de 1.186 novas empresas no município trirriense, de janeiro de 2021 até o momento. São instalações de pequeno, médio e grande porte, que contribuíram para elevar o número de contratação nos últimos anos. Já a Receita.Fazenda.gov aponta a abertura de 1.567 novos microempreendedores individuais. Totalizando 2.753 novas oportunidades.

Já a Coordenadoria Três Rios + Empregos contabilizou a contratação de 2.877 pessoas através do cadastro realizado pela Prefeitura de Três Rios. Algumas destas vagas, foram preenchidas para atender empresas que chegaram ao município como: Pinheiro Textil, TecFer, Karioka Plásticos, 3 Pets, Caçula, LYM Indústria, Otacom, Ind Avanutri, ampliação da GE e Magazine Luiza.

Além disso, a equipe técnica da Secretaria de Indústria e Comércio está acompanhando o andamento dos seguintes empreendimentos: Rancho Coentral, Fazenda Bemposta, Balneário Simplício e Oficina GE – o maior investimento empresarial da história de Três Rios.

“A Secretaria de Indústria e Comércio tem feito um trabalho junto aos empresários, comerciantes, e também aos trabalhadores. Temos ofertado em parceria com a Gerdau cursos profissionalizantes e de qualificação para capacitação de mão de obras e que estas vagas sejam preenchidas por profissionais do nosso município. Estamos trabalhando e alcançando bons números, em busca de mais ofertas de empregos para a população”, disse o secretário de Indústria e Comércio, Márcio Assis.

Dentre as atividades que estão se destacando nos últimos anos, podemos citar a construção civil, saúde e alimentação, com a construção de 24 edifícios; 40 aberturas de atividades médica ambulatorial restrita a consultas; 44 restaurantes e similares. A Secretaria de Indústria e Comércio registrou também duas aberturas de atividades de cobrança e informações cadastrais e 03 holdings de instituições não financeiras.

Dois grandes empreendimentos comerciais em andamento na cidade como do Grupo Mil na construção de um shopping a céu aberto aonde se encontra a Loja Caçula e o TR Mall do Grupo Américo Silva na Rua da Maçonaria, ambas obras em andamento.

Lei da Inovação
Está tramitando na Câmara de Vereadores de Três Rios, o projeto encaminhado pela Prefeitura de Três Rios que regulamenta a Lei da Inovação, onde estão inclusas atividades inovadoras e tecnológicas, como startups, indústria 4.0 e economia criativa.

No início do governo, quando a equipe técnica começou a discutir esta demanda, o secretário Márcio Assis, defendeu: “as oportunidades da inovação são reais, não é o futuro, é a realidade. Por isso, precisamos ter uma lei de inovação que ofereça segurança jurídica e garanta arrecadação tributária de um segmento que nós ainda não temos”.

Importante frisar também que Três Rios não fechou o comércio no período da pandemia. Ao contrário, flexibilizou os horários por segmentos, assim não acumulava passageiros nos terminais e ponto de ônibus.  Com essa medida, o município recuperou os empregos perdidos no ano de 2020, devido aos fechamentos e restrições.

Legenda da foto interna 1: Presidente da Firjan Eduardo Eugênio Gouveia Vieira, prefeito Joa e o secretário de Indústria e Comércio, Márcio Assis

Legenda da foto interna 2: Diretor do Saaetri Jean Silveira, prefeito Joa e o presidente da GE Júlio Talon

Foto pra capa: Prefeito Joa com o gerente Marcelo, no início da obra de ampliação da GE que será a maior e mais moderna oficina de turbina da América Latina