A equipe da Vigilância em Saúde Ambiental segue focada no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. De acordo com o último levantamento, Três Rios contabilizou 2.455 casos suspeitos de dengue, sendo 1.061 casos confirmados e 01 óbito até o dia 17 de março. Os bairros que apresentaram maiores números de casos, nas últimas semanas, são: Vila Isabel, Centro, Cantagalo e Monte Castelo.
Além das visitas domiciliares – importante estratégia para a conscientização dos moradores – a equipe também está realizando ações de fiscalização, juntamente com os fiscais da Secretaria de Ordem Pública e Políticas de Segurança. E as oficinas de repelente alternativo, bate-papos e palestras, auxiliam na sensibilização das crianças e jovens nas escolas.
Em relação a utilização do carro fumacê, as localidades que estão sendo atendidas foram as que apresentaram maiores índices de transmissão. Na parte da manhã, o carro fumacê percorre as localidades das 5h30 às 08h30, na parte da tarde, das 16h às 19h. É importante que as janelas e portas estejam abertas e que sejam retirados os alimentos dos animais de estimação do alcance.