Seguindo o cronograma estipulado pela equipe técnica, as obras de drenagem e revitalização da Avenida Zoelo Sola avançam diariamente, com várias frentes de trabalho, inclusive, aos finais de semana. Em toda a extensão da empreitada de construção das galerias de águas pluviais – entre a Praça do Triângulo e a Rodoviária Nova –, já foram instaladas cerca de 500 aduelas de concreto armado.
Para o prefeito de Três Rios, as obras da Zoelo Sola são motivo de muito orgulho e gratidão. “Já que estou prefeito, estou buscando fazer o melhor trabalho possível. Graças a Deus temos uma parceria muito boa com o Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da pessoa do governador Cláudio Castro, que tem apoiado nossa cidade, e possibilitou que uma obra dessa magnitude pudesse ser realizada no município”, disse Joacir Barbaglio, o Joa.
Na última quinta-feira (7), o prefeito Joa acompanhou o andamento das intervenções ao lado do secretário de Obras, Infraestrutura e Habitação, Ricardo Monteiro, e de engenheiros do Consórcio Três Rios, responsáveis pela execução da empreitada.
“O trecho mais desafiador está em frente a Igreja São José Operário, onde estamos utilizando uma máquina de fio diamantado 24 horas por dia, para cortar as rochas e acelerar o processo de escavação do solo. É uma tecnologia de ponta que está sendo empregada para que as obras sigam o ritmo necessário”, disse o secretário Ricardo Monteiro.
Para dar seguimento às intervenções sem entraves, todas as aduelas e demais materiais que serão utilizados na construção das galerias já se encontram dispostos ao longo da Avenida Zoelo Sola e no canteiro de obras, a fim de acelerar o processo de instalação das estruturas.
A criação das novas redes de drenagem urbana vai pôr um fim em um antigo problema estrutural do município, que é frequentemente afetado por alagamentos na extensão da via durante os períodos chuvosos, principalmente no trecho entre a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) e a Rodoviária Nova. As enchentes no local impedem o acesso ao maior bairro da cidade, a Vila Isabel.
Com investimento de cerca de 25 milhões de reais, a obra é a maior desse tipo já realizada no município e impactará diretamente a vida de milhares de pessoas. A previsão é que a empreitada seja finalizada até abril de 2024, mas a prefeitura não está medindo esforços para que seja concluída antes, pondo fim a um problema vivenciado por Três Rios há décadas.