CHUVA DEIXA TRÊS RIOS EM ESTADO DE EMERGÊNCIA

Prefeito Joa está com todas as secretarias nas ruas para solucionar problemas apresentados durante chuva que afetou toda região

A equipe de Governo da Prefeitura de Três Rios, coordenada pelo prefeito Joa, está nas ruas desde quinta-feira (05), logo após a primeira estiagem da chuva que atingiu a cidade. Em duas horas, a chuva com intensidade três vezes maior que a esperada, segundo a meteorologia, deixou um rastro de destruição nas ruas, imóveis e espaços públicos.

Foram registrados alagamentos em diferentes pontos da cidade, além de quatro quedas de árvores – duas no Palmital, uma no Purys e uma no Horto Municipal; 49 pessoas desabrigadas e 1 pessoa desalojada (13 encaminhadas para o Asilo São Vicente de Paulo e 36 foram para casa de amigos e familiares); três desabamentos de muro – Cidade Nova, Purys e Benjamin Constant; e dois postes de iluminação tombados.

DECRETO SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA

Nesta sexta-feira, dia 06, o prefeito Joacir Barbaglio (Joa) assinou o decreto que instaura a situação de emergência na cidade. O objetivo é garantir rapidez nas ações de respostas necessárias para minimizar os efeitos causados pelas chuvas.

Além disso, o Poder Executivo também busca alternativas para a liberação de crédito para as empresas que também tiveram danos.

Vale ressaltar que uma força-tarefa foi criada para atuar na limpeza e remoção de lama, lixo e entulhos nos bairros, prestar assistência às vítimas e desabrigados e/ou desalojados. A situação de emergência terá duração inicial de 90 dias, podendo ser prorrogado.

AJUDA DO GOVERNO DO ESTADO

A medida é parte das ações que foram definidas e compartilhadas com o Governador Cláudio Castro e o Vice Governador Thiago Pampolha.

Outra empreitada acertada na noite de quinta-feira com o Governo do Estado resultou na chegada da equipe do INEA – Instituto Estadual do Ambiente – na manhã de ontem(06), que prontamente iniciaram o trabalho de remoção da lama e dos resíduos que impediam o tráfego pelas ruas da cidade.

APOIO DAS CIDADES VIZINHAS.

As cidades vizinhas também se solidarizaram com Três Rios. Os prefeitos das cidades de Sapucaia, Breninho Junqueira, e de Areal, Guto Bernardes, manifestaram seu apoio com o envio de caminhões para apoiar no trabalho.

SECRETARIAS EM AÇÃO

Mais de 150 colaboradores estiveram presentes em todos os cantos da cidade, fazendo limpeza, retirada de árvores, auxílio aos desalojados e/ou desabrigados, visitação entre vários outros serviços em um esforço conjunto para minimizar no menor espaço de tempo os transtornos deixados pelo temporal, demonstrando a capacidade de articulação e cooperação na busca da normalidade do cotidiano da cidade.

SERVIÇOS SUSPENSOS

Ontem(06) algumas Unidades Saúde da Família tiveram o atendimento suspenso. São eles: UBS Vila Nova, Boa União, Mirante Sul, Werneck Marine, Pátio da Estação, Morada do Sol, Cariri, Ambulatório de Saúde Mental e Casa do Autista. A Rede Municipal de Ensino também suspendeu as atividades. Na próxima segunda-feira, dia 09, o funcionamento será normal.