Dando continuidade ao compromisso de transformar o município partindo dos bairros, a Prefeitura de Três Rios, através da Secretaria Municipal de Obras, Infraestrutura e Habitação, tem investido na estruturação das localidades através do trabalho de pavimentação. Nos últimos dois anos, 91 ruas, becos e travessas já passaram por processos de calçamento.
O prefeito Joa tem acompanhado de perto as intervenções realizadas por toda cidade e acredita que as pavimentações contribuem para o desenvolvimento social de cada localidade. “Trazer esse tipo de estrutura para locais que eram esquecidos garante mais dignidade para população e assegura que nossa gente tenha melhores condições de sair de suas casas para trabalhar, estudar, e de receber suas visitas, conviver uns com os outros. É uma verdadeira transformação”, disse o prefeito.
Em setembro, de acordo com dados da Secretaria de Obras, a atual gestão municipal alcançou a marca de 165.522,06 metros quadrados de vias pavimentadas. Até então, foram 16 ruas calçadas em concreto, outras 21 passaram pelo processo de implementação asfáltica, 18 foram micro-revestidas, enquanto 19 foram pavimentadas com a utilização de piso intertravado e outras 17 foram recapeadas.
Para dar continuidade ao maior programa de infraestrutura já vivenciado pelo município e abranger outros logradouros, foi criado o plano municipal de pavimentação, que inclui mais de 60 logradouros de todas as regiões da cidade, e tem servido como diretriz para a realização das obras.
Segundo o secretário municipal de Obras, Infraestrutura e Habitação, Ricardo Monteiro, todas as ruas que necessitam de pavimentação já foram mapeadas. “Nós fizemos um levantamento com todas as ruas que precisam desse serviço e, de acordo com a viabilidade de execução de cada obra, elas foram incluídas no planejamento municipal de pavimentação. Nossa intenção é chegar a todos os locais e estamos trabalhando para que esse objetivo seja alcançado”, afirmou Monteiro.
Além das intervenções de calçamento, a Prefeitura de Três Rios também tem investido em redes de drenagem urbana; sistemas indispensáveis para o prolongamento da vida útil dos pavimentos, que evitam alagamentos, enchentes e processos erosivos, garantindo a integridade das vias. Até então, quase 5km de novas redes de drenagem de águas pluviais já foram construídas no município.