Representantes da Secretaria de Saúde no I Seminário Estadual Cuidado com a Pessoa com Transtorno do Espectro Autista

A Prefeitura de Três Rios, através da Secretaria de Saúde, esteve presente no I Seminário Estadual – Cuidado com a Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, promovido pela Secretaria Estadual de Saúde e a nova Superintendência de Cuidado das Pessoas com Transtorno do Espectro Autista.

O encontro aconteceu no Rio de Janeiro e contou com palestras e debates, onde foram abordadas estratégias para elaboração de políticas públicas voltadas ao tema.

Representando o município trirriense estavam: Camile do Rosário Pereira, coordenadora do CER II; Tamiris Almeida, coordenadora do CreTea/ Casa do Autista;  e, Claudilene Pereira, diretora de Atenção à Saúde.

Também participaram do encontro a superintendente do TEA, Michelle Rebello, e Berenice Piana, autora da Lei 12.764/2012 que instituiu a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com transtornos do espectro autista e suas famílias em diversas esferas sociais.

Por meio da legislação, é assegurado o acesso a ações e serviços de saúde como: diagnóstico precoce, atendimento multidisciplinar, medicamentos, informações que auxiliem no diagnóstico e intervenções.

Lembrando que em Três Rios, o Centro de Referência Especializado da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista – Casa do Autista – já é uma realidade. Inaugurado em 2021, conta com uma equipe multidisciplinar responsável pelo acolhimento dessas pessoas, acompanhamento, fortalecimento de vínculos e possíveis encaminhamentos, exercendo um trabalho integrado entre as secretarias. A Casa do Autista possui espaço multisensorial, salas de atendimento multidisciplinar, espaço de convivência e espaço do movimento e funciona na Rua 14 de Dezembro, nº 369 – Centro.