Prefeitura de Três Rios

Três Rios realiza reunião de lançamento do Projeto de PPP de Iluminação Pública e Serviços Digitais

A Prefeitura de Três Rios lançou, oficialmente, nesta quarta (22), o projeto de estruturação da nova Iluminação Pública e de Serviços Digitais do município. Os estudos, avaliados em cerca de R$ 2,5 milhões, são custeados pela CAIXA. A proposta da PPP prevê que os investimentos iniciais sejam de responsabilidade da iniciativa privada, sem onerar os cofres públicos.

O evento marca o início dos trabalhos de diagnóstico técnico e modelagem dos serviços digitais que serão oferecidos à população.

O objetivo é modernizar o parque de iluminação pública, substituindo todas as luminárias por tecnologia LED e implantando serviços inteligentes como: Telegestão dos pontos de IP; Videomonitoramento com inteligência artificial; Rede pública de Wi-Fi gratuita; Sistema de monitoramento ambiental; Sistema de difusão de alertas. A execução técnica do projeto será conduzida pela CAIXA, em parceria com o Consórcio OMSG, formado pelas empresas Omatic Consultoria e Strobel Guimarães Advogados, referências na estruturação de projetos urbanos e Parcerias Público-Privadas (PPPs).

De acordo com o diretor de Governo, Otorino Bilheri de Souza, as expectativas com o projeto são as melhores. “A gente espera uma implantação coerente que chegue à sua fase final de forma bem próspera e que possa ser executada com clareza pelo município. Isso aqui é um embrião, é uma coisa que realmente está começando a massificar todo um trabalho de pensamento dentro do governo do Prefeito Jonas Dico e do vice Liliu, no sentido de transformação de ideias”, destaca.

Para o Superintendente de Governo da CAIXA, Ricardo Molina, “a CAIXA trabalha para melhorar as condições de vida da população, não é só a troca de luminárias. A PPP é algo mais amplo, para dar dignidade, segurança e agregar mais serviços para a população do município. Vale ressaltar que nos últimos 12 meses, a CAIXA transferiu R$ 165 milhões de reais em benefícios para Três Rios e agora, como agente financiador e estruturador de projetos de PPPs, a empresa cumpre, mais uma vez, seu papel de parceiro dos estados e municípios, contribuindo para o desenvolvimento do país, de forma eficiente e eficaz”, destaca.

Segundo o prefeito Jonas Dico, a futura PPP trará eficiência, economia e benefícios diretos à Segurança Pública, Mobilidade Urbana, Defesa Civil e ao embelezamento da cidade — tudo isso sem aumento de tributos ou custos para o município de Três Rios. “Estamos construindo um projeto que alia inovação, sustentabilidade e cuidado com os recursos públicos. Três Rios caminha para ser uma cidade cada vez mais inteligente e conectada”, destaca o prefeito.

Estiveram presentes no evento diversos representantes do município, dentre eles o Diretor de Governo e Presidente da Comissão de PPP,  Otorino Bilheri de Souza; por parte da CAIXA o Superintendente de Governo, Ricardo Molina; Ronaldo Ribeiro, Coordenador da REGOV; Rafael Messias, Supervisor de PPP; Patricia Lira, Líder de Projeto; Francilene Cunha, arquiteta e Márcia Faria, Representante CAIXA. Também participaram, Cassio Rodrigues Pereira, Superintendente Executivo Varejo da Região Serrana da CAIXA; Josué Castilho, Gerente Geral de Rede da Agência Três Rios e representantes do Consórcio OMSG, Consultorias Técnicas Especializadas contratadas pela CAIXA, Felipe Lucci e Pedro De Vita.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com