Nesta sexta-feira (09), a cidade de Três Rios sediou o X Fórum de Atenção Psicossocial da Região Centro-Sul Fluminense, reunindo profissionais e autoridades das áreas de saúde e assistência social para discutir estratégias de acolhimento aos usuários em sofrimento psíquico não elegíveis aos Serviços Residenciais Terapêuticos.
Com o tema “Fortalecendo laços para cuidar melhor”, o encontro destacou a importância da parceria entre a Saúde Mental e a Assistência Social na promoção de um atendimento mais humanizado e eficaz. O evento foi realizado no auditório da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e contou com a presença de renomados especialistas das áreas jurídica, de saúde pública e de desenvolvimento social.
Participaram do evento Lucas Aparecido Alves Nunes, defensor público do DPRJ; Elisa Macedo, promotora de Justiça do MPRJ; Simone Tourino, superintendente do SUAS-RJ; além das coordenadoras de saúde mental Jacqueline Barboza (Vassouras) e Rita de Cássia Bastos (Miguel Pereira). A mediação foi conduzida por Andréa Zanatta, coordenadora de saúde mental de Três Rios.
O Fórum consolidou-se como um espaço de troca de experiências, capacitação e fortalecimento das políticas públicas de saúde mental, promovendo a integração entre os municípios da região. A iniciativa foi promovida pela Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, com apoio do SUS e da Prefeitura Municipal de Três Rios.




