Quer largar o cigarro? A Prefeitura de Três Rios pode ajudar!

Os interessados podem se inscrever nesta quarta-feira (03), no Posto Central, a partir das 8h

Quem quer largar o cigarro pode buscar apoio do município de Três Rios, por meio do Programa de Controle do Tabagismo da Secretaria de Saúde. Os interessados devem fazer as inscrições a partir desta quarta-feira, dia 03, a partir das 8h, na sala de Controle do Tabagismo, no Posto Central, Centro da cidade. É necessário levar documento pessoal com foto, comprovante de residência e cartão SUS.

O programa é voltado para fumantes que querem largar o vício, através de acompanhamento de uma equipe multidisciplinar que vai acompanhar os pacientes.

O tabaco é uma das principais ameaças à saúde pública que o mundo já enfrentou, segundo a Organização Mundial de Saúde. É o responsável pela morte de mais de 8 milhões de pessoas por ano. Desses, de 1,2 milhão de mortes são de não fumantes expostos ao fumo passivo.

Benefícios de participar do Programa

Os benefícios de deixar o cigarro aparecem já nos primeiros dias: no primeiro, os pulmões passam a funcionar melhor; dois dias depois, o olfato e o paladar melhoram. E após um ano sem fumar, o risco de morte por infarto é reduzido à metade.

Incentivar o máximo de pessoas a parar de fumar é fundamental também para o gerenciamento da saúde pública, porque o tabagismo é responsável por uma série de doenças crônicas que podem ser evitadas.