Guarda Civil Mirim nas Escolas Maria das Graças Vieira e Luther King

Projeto será destinado aos alunos do 5º ao 8º ano do Ensino Fundamental das escolas da Santa Terezinha e Moura Brasil

Nesta terça-feira (dia 14) a Prefeitura de Três Rios vai iniciar o Projeto da Guarda Civil Mirim em duas escolas do município. Através de uma parceria entre as Secretarias de Educação, Ciência e Tecnologia, e a Ordem Pública e Políticas de Segurança, o projeto será expandido para a Escola Municipal Maria das Graças Vieira, na Santa Terezinha. E inicia a segunda turma na Escola Municipal Luther King, em Moura Brasil.

Em 2023, o programa foi lançado após emenda impositiva do vereador Professor Erquinho (Ercules Rodrigues) e contemplou 24 alunos da Escola Municipal Luther King, em Moura Brasil, do 5º ao 8º ano do Ensino Fundamental. A formatura da turma pioneira foi realizada em dezembro.

Os alunos selecionados participam da atividade extra no contra turno, ou seja, os alunos que estudam pela manhã, participam do projeto Guarda Civil Mirim à tarde. Dentre as disciplinas abordadas estão: noções de primeiros socorros, ordem unida, meio ambiente, cidadania, noções de trânsito e combate às drogas.

“Investir na educação é investir no futuro. Além de ampliarmos o horário de estudo das séries iniciais com o período integral das aulas, investir na climatização das salas, melhorias das escolas e remuneração justa aos profissionais, entendemos que nossa pré-adolescência também precisa de uma atenção especial. O Programa da Guarda Civil Mirim é um norte para os alunos”, disse o prefeito de Três Rios, Joa (Joacir Barbaglio Pereira).

Importante ressaltar que este não é o primeiro projeto realizado para conscientização dos alunos da Rede Municipal de Ensino. Em 2021, a Prefeitura de Três Rios implantou o Projeto Construindo o Futuro Longe das Drogas, onde agentes da Guarda Civil Municipal percorreram as 37 escolas municipais realizando um trabalho de conscientização.

Com atividade contínua e acompanhamento, o Projeto Construindo o Futuro Longe das Drogas conta com palestras sobre drogas lícitas e ilícitas, cartazes, panfletos, conversas orientativas e fotos ilustrativas, e já atendeu mais de 2.000 alunos desde o lançamento do projeto.