Prefeitura de Três Rios vai às ruas para amenizar estrago ocasionado pela chuva do último sábado

Neste domingo, equipes realizaram atendimento às famílias e limpeza das ruas. Em duas horas choveu 88 milímetros e dentre os bairros mais afetados estão: Vila Isabel, Purys, Caixa D’Água, Praça Manoel Pinheiro e Jaqueira

A rápida resposta do Poder Público Municipal aos problemas ocasionados pela chuva que atingiu Três Rios no último sábado, dia 24, amenizaram as consequências do volume de água que não era esperado. De acordo com a previsão do tempo, a estimativa era de 10 milímetros de chuva a partir das 18h. No entanto, em quase duas horas, foram registrados 88 milímetros, atingindo toda a cidade e causando mais transtornos no Centro, e bairros como: Vila Isabel, Caixa D’Água, Purys, Praça Manoel Pinheiro e Jaqueira.

Para se ter uma ideia, só nos primeiros 30 minutos, por exemplo, foram registrados cerca de 70mm de chuva.

O Rio Paraíba do Sul com o nível acima do normal impediu o escoamento da água

De acordo com a Defesa Civil, o Rio Paraíba do Sul que já estava com o nível elevado devido ao fluxo de água vindo das cidades acima, subiu. E com o nível do rio acima do normal, houve dificuldade de escoamento da água. Isso provocou alagamento das ruas do Centro. Principalmente aquelas no entorno da Praça São Sebastião e nos quarteirões vizinhos.

A Prefeitura agiu rápido após a chuva

Nos primeiros minutos após chuva, o prefeito de Três Rios, Joa, percorreu juntamente com técnicos da Defesa Civil e parte do secretariado, as ruas da cidade. Algumas áreas foram interditadas temporariamente, as famílias que tiveram suas casas invadidas foram deslocadas para casa de parentes – embora o município tenha oferecido um abrigo temporário – e as primeiras ações de emergência foram realizadas.

O trabalho continuou com distribuição de material de limpeza, cesta básica e colchões

No domingo, o dia foi de limpeza. Além da Defesa Civil que realizou a vistoria nos bairros, a equipe da Secretaria de Assistência Social percorreu todos os bairros, distribuindo material de limpeza, cesta básica e colchões. As Secretarias de Obras e Serviços Públicos também mantiveram os funcionários nas ruas, prestando atendimento e ajudando à população.

“Infelizmente, a chuva que vem atingindo todo o Estado do Rio de Janeiro chegou ao nosso município. E, embora o escoamento da água tenha sido rápido, tivemos algumas ocorrências, as quais foram prontamente assistidas pela equipe envolvida no mutirão. Um trabalho conjunto de toda Prefeitura de Três Rios para retomada da normalidade na nossa cidade. Aproveito para agradecer a todos os funcionários e colaboradores que abriram mão de um domingo de descanso e dedicou-se em cuidar do próximo”, disse o prefeito Joa.

Ajuda do Governo do Estado na limpeza e na assistência às famílias

Nesta semana, as equipes continuarão nas ruas, limpando a cidade e dando assistência às famílias. A Defesa Civil segue em estado de alerta. Em caso de emergência, acione a Defesa Civil ou o Corpo de Bombeiros através dos números 199 e 193.

Contato com a água da chuva

De acordo com a Vigilância Ambiental, é importante que os moradores que tiveram contato com a água da chuva, fiquem atentos ao surgimento dos seguintes sintomas: febre, dor de cabeça, dor muscular (principalmente nas panturilhas), falta de apetite, náuseas, vômitos, diarreia e dor ocular.

Em caso de um destes sintomas, é necessário procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima.

Lembrando que a leptospirose é uma infecção aguda, causada por uma bactéria do gênero Leptospira, que é transmitida por animais de diferentes espécies (roedores, suínos, caninos, bovinos) para os seres humanos. O contágio se dá pelo contato direto com a urina dos animais infectados ou pela exposição à água contaminada.