Prefeitura realiza mais um desassoreamento da Lagoa do América

Em dois meses foram retirados 672 caminhões, totalizando um volume de 8.064m³. Operação é realizada em parceria com Governo do Estado

Nesta segunda-feira, dia 08, o prefeito Joa esteve com o secretário de Drenagem Urbana e Conservação, Anderson Antônio da Silva (Professor Andinho) e o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Vila Verde, acompanhando o desassoreamento da Lagoa do América, no Purys.

O trabalho está sendo realizado em parceria com o Governo do Estado, Inea (Instituto Estadual do Ambiente) e Prefeitura de Três Rios, com o objetivo de aumentar a capacidade de captação de água da lagoa, diminuindo a quantidade que chega nos bairros adjacentes e no Centro da cidade em dias de fortes chuvas.

Lembrando que nesta gestão, além de criar a Secretaria de Drenagem Urbana e Conservação, o prefeito Joa também foi responsável pela construção da galeria de águas pluviais do Triângulo, principal medida para enfrentar o problema. “Estamos no período das chuvas e as medidas precisam ser intensificadas. Nosso trabalho é contínuo, criamos a Secretaria de Drenagem, tomamos a medida ousada de construção da galeria de águas pluviais, ou seja, estamos fazendo a nossa parte para que a população trirriense não sofra mais com alagamentos, como já aconteceu algumas vezes”, resumiu o prefeito Joa.

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, desde novembro de 2023, já foram retirados aproximadamente 672 caminhões de material, totalizando um volume de 8.064m³. A operação conta com 11 funcionários, três máquinas de grande porte (anfíbia, escavadeira de alto alcance e trator esteira), quatro caminhões truck, um caminhão de abastecimento e uma picape.