Secretaria de Cultura e Turismo de Três Rios abre inscrições para o edital da Lei Paulo Gustavo na Próxima Segunda(30)

A Prefeitura de Três Rios, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, abre na próxima segunda-feira (30) as inscrições para os editais da Lei Paulo Gustavo, voltados para o segmento do audiovisual e demais segmentos da Cultura Trirriense. Os interessados podem se inscrever até o dia 20 de novembro de 2023, por meio do site (https://tresrios.rj.gov.br/) da Prefeitura Municipal de Três Rios.

De acordo com a secretaria, os editais buscam o fortalecimento e o fomento da indústria audiovisual em Três Rios, e visa proporcionar oportunidades para talentos locais e a produção de conteúdo.

O Secretário de Cultura e Turismo, Ronald Saar, compartilhou sua empolgação em relação ao lançamento. “A Lei Paulo Gustavo é um marco importante, e esses editais são a materialização do nosso compromisso com o desenvolvimento do setor audiovisual com os demais segmentos da Cultura Trirriense. Eles representam a oportunidade de impulsionar nossa produção cinematográfica, estimular a criatividade e a inovação e promover o acesso à cultura por meio da sétima arte”, disse o secretário.

Para participar do Edital, é necessário comprovar residência na cidade por mais de 2 anos e/ou ter empresa com sede na cidade.

Oportunidades para mais de 120 Propostas

Serão mais de 120 propostas escolhidas por uma comissão e por pareceristas que serão contratados via Consulta Pública. Os Pareceristas serão das cidades da Região Sudeste que se inscreverem e forem aprovados.

Categoria e objetivo dos Editais

Os editais atendem a uma ampla gama de categorias e objetivos, refletindo a diversidade do setor. Serão contempladas pessoas físicas e pessoas jurídicas para proponentes de PROPOSTAS FOMENTO CULTURAL para as seguintes obras de audiovisual: longa-metragem, média metragem, curta metragem, documentário ou websérie, vídeo clipe, vídeo dança e arte.com mais de 60 propostas contempladas.

Pessoas Jurídicas também podem participar

Além disso, existe oportunidade para 4 propostas voltadas para empresas que possam capacitar os fazedores de cultura no segmento do audiovisual e a possibilidade de trabalharmos cinema de rua e itinerante com os mesmos critérios de acordo com o Plano de Ação e Aplicação dos recursos da Lei Complementar 195/2022 (Lei Paulo Gustavo), o Decreto do Fomento Nº 11.453/2023, a regulamentação da referida Lei via Decreto Nº 11.525/2023, o Decreto Municipal 7.097/2023, o Plano de Ação para execução da Lei Paulo Gustavo no município de Três Rios-RJ (código 30882120230002-009572, aprovado em 12 de junho de 2023).

Vários segmentos serão privilegiados

Os outros segmentos serão contemplados com 73 PROPOSTAS DE FOMENTO CULTURAL para os fazedores de cultura e 12 PROPOSTAS para empresas que trabalham com a cultura no município.

As informações e esclarecimentos de dúvidas de interpretação desta Chamada poderão ser obtidos por mensagem escrita enviada para o endereço eletrônico: [email protected] no limite de 48 (quarenta e oito) horas antes do dia de encerramento das inscrições. Todas as questões serão esclarecidas pela Comissão de Elaboração de Editais e Análise de Projetos Culturais da Secretaria de Cultura e Turismo.