Educação Especial foi tema de Seminário da Prefeitura de Três Rios em parceria com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

A Secretaria de Educação em parceria com o Instituto Três Rios da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, realizou, no último sábado(23), o 1º Seminário Integrado em Educação Especial sobre “Inclusão e acessibilidade de estudantes com autismo”.

A mesa de abertura do evento foi composta pelo Prefeito Joa, o Secretário de Educação Ciência e Tecnologia, Bernardo Goytacazes, a Subsecretária Sandra Modesto, a Coord. de Ed. Especial Prof. Ana Paula Oliveira,  o Diretor do Instituto Três Rios, Profº. Dr. Paulo José Saraiva, a Coordenadora de Licenciatura em Educação Especial,  Profª. Dra. Márcia Denise Pletsch e a Vice-coordenadora da Licenciatura em Educação Especial, Profª. Dra. Catharine Prata Seixas.

A oportunidade também serviu para assinatura de um Convênio entre o município e a Instituição de Ensino Superior para a formação de professores e professoras da rede pública municipal. O curso terá a participação de aproximadamente 250 mediadores dos alunos autistas e professores da educação básica e estudantes do Curso de Educação Especial – Polo ITR.

De acordo com o planejamento, as palestras abordarão os aspectos legais que versam sobre o Planejamento Educacional  Individualizado (PEI) para estudantes com autismo. Outra ação será o desenvolvimento de uma oficina que terá como foco a elaboração de recursos pedagógicos acessíveis e dialogar com as necessidades dos(a) e professores(a) em sua atuação com a população da Educação Especial.