Desfiles de Comemoração à Independência do Brasil marcam fim de semana em Três Rios

Bemposta e Vila tiveram apresentações de escolas e instituições neste domingo; desfile no Centro acontece nesta quinta, 7

No último final de semana, começaram os desfiles cívicos em comemoração à Independência do Brasil, que completa, neste ano, 201 anos. Em Três Rios, as comemorações, iniciadas no distrito de Bemposta, foram marcadas pela organização, segurança, patriotismo e respeito às diversidades culturais.

Os desfiles aconteceram na Rua Werneck, na região central do distrito. Participaram da solenidade a Escola Municipal Brigadeiro Bijos, a Creche Municipal Santa Terezinha, a Escola Municipal Marquês de Salamanca e a Escola Municipal Guilherme Guinle. Além das escolas, a Corporação Musical Prefeito Samir Macedo Nasser também se apresentou.

Já no Bairro de Vila Isabel, desfilaram as seguintes instituições: Jardim de Infância Municipalizado Dr. Valmir Peçanha; Escola Municipal Santa Luzia, com o Projeto Barros Franco; CIEP 427 – Prefeito Alberto da Silva Lavinas; IPT – Idiomas para Todas; o 38º Batalhão de Polícia Militar; e a Escola Municipal Prefeito Samir Macedo Nasser, em conjunto com o Projeto “Mais que Vencedores”.

O projeto recebeu recentemente o título de Utilidade Pública, através de uma Lei conjunta proposta pelos vereadores Clécius Silva de Souza (Clecinho) e o Vereador Robson de Souza (Robson Dentista), atual presidente do Legislativo. A lei foi prontamente apoiada e sancionada pelo Prefeito Joa.

Para o Secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Bernardo Goytacazes, as celebrações da independência são importantes para a manutenção da democracia e do estado de direito, juntamente com a civilidade do povo brasileiro.

“Marchar no 7 de setembro não é um ato solto, mas é uma questão nossa, de manutenção do nosso direito, do nosso país e de tomar conta daquilo que é nosso. É também lembrar que é a nossa população que faz esses duzentos e um anos de independência acontecerem”, comentou o secretário.

Durante os desfiles, o prefeito Joa propôs uma reflexão. “Precisamos entender que esse processo democrático, sobre o estado de direito e sobre a nossa nação, passa pela educação, e essa educação precisa de ser pública, gratuita, de qualidade e de tempo integral. É o que buscamos diuturnamente juntamente com a Secretaria de Educação”, disse o prefeito.

Além do prefeito Joa e do Secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, estiverem presentes nas solenidades o vice-prefeito Jacqueson Lima; a primeira-dama do município, Senhora Simone Medina; os secretários Matheus Quintal, José Shimitz Neto, Flávia Ferreira Batista, Guilherme Medeiros, Ricardo Monteiro, Jorge Ribeiro, Jeferson Mercês, Pedro Brasil, Rômulo Cesar, Caroline Gorito, Luiz Fernando Viana, Douglas Zanardi e o Sr. Getúlio de Oliveira; o procurador-geral do município, Dr. Márcio Malafaia; os vereadores Gustavo Carvalho, Jaqueline Costa, Telmo Cardoso, Bill, Jonas Dicos e Professor Flávio; o Pe. Júlio, da paróquia de Santa Luzia, e o Pe. Francisco Tomé da Silva, da Paróquia de Bemposta; e o Pastor Davi Mesquita.

Na próxima quinta-feira (7), os desfiles ocorrem na Praça São Sebastião, a partir das 8h. Neste ano, inclusive, a festa vai contar com arquibancada coberta, uma promessa do prefeito Joa feita nos desfiles de 2022 e realizada já nesta edição