Prefeitura de Três Rios abre inscrição para Curso de Libras para inscritos no Cadastro Único

A Prefeitura de Três Rios, através da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, abre nesta quinta-feira (27) as inscrições para cursos gratuitos de Braile e Libras.

Para participar dos cursos é necessário estar inscrito no Cadastro Único e estar cursando ou ter concluído o Ensino Fundamental e Médio.

As inscrições devem ser realizadas até o dia 18 de agosto na sede da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, de segunda a sexta-feira, de 09h às 17h. É necessário apresentar RG, CPF, número do NIS e Comprovante de Residência. As vagas são limitadas.

A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos está localizada na Rua Gomes Porto, nº 225, sala 808.

O secretário de Assistência Social e Direitos Humanos, Pedro Brasil, pondera que os cursos demonstram o compromisso do Prefeito Joa com as pessoas com deficiência, e que é uma oportunidade significativa de qualificação e incentivo para inclusão. “Os cursos além de oportunizar e capacitar, têm uma relevância social e de inclusão”.

Importância do Braille e Libras

Sistemas como o Braille e a Língua Brasileira de Sinais (Libras) foram criados para colaborar no processo de comunicação das pessoas com deficiência, uma vez que a garantia de acesso, participação e aprendizagem deve servir para a construção de práticas de enriquecimento das diferenças, e não de mitigação dos saberes. No Brasil, a Libras está prevista na Lei nº 10.436/02 como a língua oficial das pessoas surdas.