Três Rios terá a maior eleição do Conselho Tutelar na história do município

Nesta quarta-feira (19) aconteceu a Cerimônia de Assinatura do Termo de Compromisso dos Candidatos às Eleições 2023 do Conselho Tutelar promovida pela Prefeitura de Três Rios, através da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

As eleições, que acontecem no dia 1º de outubro, serão o maior processo de escolha de conselheiros tutelares na história do município. São 34 candidatos concorrendo às vagas para o mandato de 2024-2028.

A cerimônia contou com a presença do prefeito Joacir Barbaglio, vice-prefeito Jacqueson Martins, do promotor de Justiça da Infância e Juventude, Dr. Bruno Rivero Monnerat, o secretário de Assistência Social e presidente da Comissão Especial do Processo de Escolha do Conselho Tutelar, Pedro Brasil, o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Bruno Muniz, e a secretária executiva da Casa dos Conselhos, Simone Reis.

De acordo com o secretário de Assistência Social, Pedro Brasil, o aumento significativo do número de candidatos deve-se à valorização do conselheiro tutelar pelo atual governo municipal.

“Ciente da responsabilidade e dedicação de nossos conselheiros tutelares, o prefeito Joa propôs e sancionou a lei 4.956 de 11 de julho de 2022, que aumentou a remuneração salarial desses profissionais, passando de um salário mínimo para o valor R$2.844,62, que ainda é complementado com diárias. Além disso, um espaço digno para o trabalho dos conselheiros também era prioridade do prefeito Joa. Durante muitos anos, o Conselho Tutelar funcionou em uma espaço pequeno na Rua Padre Conrado com infiltrações, mofo e estrutura precária. Na última semana, entregamos a nova sede para um espaço amplo e totalmente reformado na Rua Quinze de Novembro, no Centro da cidade”, disse.

Em seu discurso, o prefeito Joa destacou a importância do trabalho dos conselheiros tutelares no cumprimento dos direitos das crianças e dos adolescentes do município, sobretudo, daqueles que mais têm seus direitos violados, e desejou boa sorte aos 34 candidatos.

Concorrem ao cargo de conselheiro tutelar os seguintes candidatos (seguindo a ordem de inscrição):

Cláudia Rosa

Rosemar Kalil