A prefeitura de Três Rios, por meio da secretaria municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, realizou no último dia 17 de junho a cerimônia de aniversário dos 25 anos da Escola Municipal Marquês de Salamanca, em Bemposta. A oportunidade também serviu para homenagear o Sr. Olavo Monteiro de Carvalho, que construiu a escola.
A festividade contou com a presença de amigos, funcionários, ex-funcionários, familiares, além de toda comunidade escolar.
A cerimônia também contou com a apresentação dos alunos da Educação Infantil; de uma homenagem ao Projeto com Cavalos da Fazenda Santarém; do Coral do Campo, que conta com mais de 35 alunos participantes; e, do plantio de 200 mudas em parceria com a secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, que está construindo junto ao Jardim Sensorial uma estufa.
História da fundação e projetos da E.M. Marquês de Salamanca
O dia 13 de junho de 1998 marcou a história da Estrada Itajoana e da Fazenda Santarém, neste dia, em parceria com a Prefeitura de Três Rios, o senhor Olavo Monteiro de Carvalho e família, inaugurou a Escola Municipal Marquês de Salamanca. Tendo uma média de 70 alunos e como diretor o senhor Marcelo Dutra Serpa.
Importante ressaltar que o Instituto Marquês de Salamanca, atual Instituto Trilho, desde o seu início desenvolve projetos na escola e acompanha de perto o processo educacional e se fez presente na cerimônia através de sua Diretora Executiva, Paula Baggio.
Com o lema “A Educação transforma vidas, alcança valores e torna homens e mulheres capazes de serem atuantes no espaço social”, o atual gestor Bruno Bordon tem trabalhado o “Projeto Biodiversidade do Campo”. A iniciativa tem procurado demonstrar que o avanço na educação dos alunos da zona rural passa pela importância da preservação da natureza.
Outras grandes parcerias foram firmadas durante estes 25 anos, como a do Sesc Três Rios com o curso Pequenos Agentes Ambientais que, inclusive, teve a Escola como uma das primeiras a ofertar o curso Biomas Brasileiros no Minecraft.