Prefeitura de Três Rios se empenha para aprovação de Projeto de Lei que garante preferência nacional

Atualmente legislação permite que 100% da Compra sejam feitas no exterior

A Prefeitura de Três Rios, por meio do secretário de Indústria, Comércio e Emprego, Márcio Assis, se reuniu, na última sexta-feira(02), com o empresário Ailton Medeiros, da empresa ALT Indústria e Serviços, a Gestora da FIRJAN-Centro Sul, Barbara Barbosa e, ainda por parte da ALT o Diretor de Produção, Lucas Rodrigues.

A reunião tratou sobre o PL – Projeto de Lei 868/2023 do Deputado Estadual, Anderson Moraes, que trata sobre a obrigatoriedade de que 15% das compras ferroviárias sejam contratadas com empresas brasileiras. Atualmente, a legislação permite que 100% da compra de equipamentos ferroviários sejam adquiridos no exterior.

Segundo o secretário, o diálogo com a ATL e com a Firjan foi no sentido de empreender esforços para que o PL seja votado.” Precisamos que este projeto obtenha sucesso. Nossa cidade tem expertise no setor ferroviário e tem capacidade de formação de profissionais através do SENAI”, lembrou o secretário.

Ainda segundo o secretário, a aprovação do PL 868/2023 seria importante para reativar o parque industrial ferroviário no município e na geração de emprego e renda para os trirrienses.

Para o prefeito Joa, as tratativas para que o PL seja aprovado segue em discussão tendo o município como um dos entusiastas do projeto. “Precisamos apoiar o PL 868/2023 para consolidar as indústrias ferroviárias do país de forma sólida e competitiva e reativar o nosso parque industrial ferroviário. As empresas e os trabalhadores trirrienses precisam dessa chance para crescerem”, finalizou o prefeito.