Prefeitura de Três Rios reúne autoridades de segurança e ordem pública para elaborar Plano Municipal de Segurança Pública e Defesa Social

O município trirriense deu mais um passo para a elaboração do Plano Municipal de Segurança Pública e Defesa Social. Sob a coordenação do secretário municipal de Ordem Pública e Políticas de Segurança, Luiz Fernando Ferreira Viana de Castro, agentes das polícias, guardas civis municipais e funcionários envolvidos na segurança, saúde e ordem pública, participaram de uma reunião no gabinete municipal, nesta semana, para discutir políticas em prol da melhoria da segurança pública.

Num primeiro momento, foram apresentados projetos que já funcionam no município como o Ceam (Centro Especializado de Atendimento à Mulher), Flor de Lótus,Ronda Maria da Penha e ronda escolar. Também foram mencionados projetos que serão apresentados após a conclusão do documento, como: ampliação da integração entre as forças de segurança, núcleos de mediação, ampliação do trabalho de monitoramento, reforço no combate à violência contra criança e mulher, e internação compulsória para usuários de drogas em crise.

“Esta reunião foi bastante satisfatória porque nos dará base para o diagnóstico da segurança pública municipal, conforme rege a Lei 13.675/2018, e a partir daí pleitearmos recursos na Secretaria Nacional de Segurança. Com essa integração, a segurança pública de Três Rios ganhará forte aliado no combate à violência”, resumiu o secretário Luiz Fernando.

Participaram do debate: comandante do 38º Batalhão da Polícia Militar, Tenente-coronel Júlio César; Delegado da 108ª Delegacia Policial, Dr. Claudio Batista Teixeira;  Major Daniel do Corpo de Bombeiros Militar; Christian Lourenço, da Polícia Rodoviária Federal; Agentes do Programa Segurança Presente, Sargento Hortência e Honorato; Comandante da Guarda Civil Municipal, Gabriel Oliveira; Secretário de Educação, Bernardo Goytacazes; Secretário de Tecnologia da Informação e Proteção de Dados, Douglas Zanardi; Chefe de Gabinete, Flávia Ferreira; e o Subprocurador do município, Dr. Oscar de Castro, além de representantes das Secretarias de Saúde e Assistência Social.