Programa da Assistência Social é  avaliado como excelente na Gestão do Governo Joa, aponta Ministério da Gestão e da Inovação de Serviços

A Prefeitura de Três Rios, através da secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, foi certificada pelo Ministério da Gestão e da Inovação de Serviços, pela implantação do Modelo de Governança e Gestão, o Gestão.gov.br.

O município foi classificado na categoria Bronze 4. Vale ressaltar que o ranking vai do Bronze 1 ao 4, sendo 4 a maior nota com status de  “excelente”, isso para municípios que obtiverem nota acima de 76,0 na avaliação. Três Rios obteve 96,39, de um total de 100.

O prefeito Joa expressou sua satisfação com a conquista. “Esse é o nosso compromisso com os cidadãos, mostrar que é possível fazer uma gestão pública com seriedade, entrega de resultados e eficiente”, afirmou o prefeito.

A aplicação do Gestão.gov.br permite que órgãos e entidades públicas possam atuar na implantação de ciclos contínuos de avaliação e melhoria de seus sistemas de gestão, oportunizando o conhecimento das práticas, os resultados atuais e seu alinhamento aos requisitos do Gestão.gov.br

A avaliação aconteceu no programa Criança Feliz, que recebe recursos do governo federal e no ano de 2022 recebeu prêmio do Estado. A certificação também foi comemorada pelo Secretário Pedro Brasil. “Ficamos muito felizes, pois além da certificação, ano passado recebemos um prêmio por estar acima da meta pactuada, servimos de exemplo para todo o estado, lembrando ainda que quando assumimos a pasta, o programa nem era executado”, disse o secretário Pedro Brasil.

Números da Gestão.gov

No Brasil, até o momento, mais de 800 instituições já iniciaram a implementação do Modelo, por meio da aplicação do IMG. Os Estados com maior número de Aplicação dos Instrumentos são: MG (165), CE (119), SC (89), GO (75), MS (62), RJ (54).

Com a adoção do Gestão.gov.br, ganha a instituição que, por meio de uma ferramenta 100% gratuita, passa a conhecer melhor seus processos de gestão tais como: identificar se os resultados esperados estão sendo alcançados, realizar as ações necessárias para melhorias dos indicadores e monitorar a execução dessas ações. Mas também ganha o cidadão, que passa a ter suas demandas atendidas com mais eficiência.

Criança Feliz

O Programa Criança Feliz é uma importante ferramenta para que famílias com crianças até seis anos ofereçam a seus pequenos ferramentas para promover seu desenvolvimento integral.

Por meio de visitas domiciliares às famílias participantes do Cadastro Único, as equipes do Criança Feliz fazem acompanhamentos e dão orientações importantes para fortalecer os vínculos familiares e comunitários, além de estimular o desenvolvimento infantil.

Os visitadores são capacitados em diversas áreas de conhecimento, como saúde, educação, serviço social, direitos humanos, cultura, entre outros, promovendo uma constante com as famílias.