Prefeitura realiza 15ª Conferência Municipal de Saúde

Com o tema “Amanhã vai ser outro dia”, moradores locais, lideranças comunitárias, representantes de entidades, agentes de saúde, entre outros, participaram da 15ª Conferência Municipal de Saúde de Três Rios, realizada nesta quarta-feira (29), no Entrerriense Futebol Clube.

A Conferência de Saúde é um evento que funciona como fórum de deliberação e discussão de diretrizes para a saúde pública para os dois anos seguintes. Dessa maneira a sociedade avalia a situação de saúde, elabora e prioriza propostas que serão diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis municipal, estadual e nacional.

Das várias propostas que foram elaboradas durante a Conferência de Saúde, 36 foram selecionadas e aprovadas durante o evento, dentre elas:

Ampliação da flexibilização de horários de funcionamento das UBS para consultas e atendimentos aos trabalhadores; aumento do recurso financeiro municipal, estadual e federal na assistência farmacêutica para aquisição de medicamentos da farmácia básica; e melhoria da infraestrutura dos consultórios odontológicos nas unidades de saúde e implementação nas subunidades de saúde.

Segundo a secretária de Saúde, Izabel Mendonça, as propostas aprovadas durante a Conferência de Saúde fortalecem as ações do SUS no município. “Todas as propostas discutidas e aprovadas durante a Conferência de Saúde estão alinhadas para fortalecer o Sistema Único de Saúde”, afirmou a secretária.

O evento contou com a participação do prefeito Joa, do vice-prefeito, Professor Jacqueson; da secretária de Saúde, Izabel Mendonça; da conselheira Estadual de Saúde, Elane Carvalho; e da presidente do Conselho Municipal de Saúde, Elisangela da Silva.