Prefeitura e Sebrae lançam projeto ‘Circuito’, em Bemposta

A Prefeitura de Três Rios e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) lançaram nesta quinta-feira (23) o projeto ‘Circuitos’, em Bemposta. A festa de lançamento aconteceu na Fazenda Bemposta, no distrito trirriense.

O projeto tem como objetivo fomentar o turismo local e culminará em um roteiro dos produtos existentes na localidade, aliado ao fortalecimento de governança. O roteiro turístico é um elemento-chave para demonstrar o que o destino tem a oferecer, e com isso atrair um fluxo maior de visitantes. Por sua vez, a governança em turismo é fundamental para o desenvolvimento e fortalecimento de um destino.

“Estamos felizes por essa parceria com Três Rios e outras cidades vizinhas, pois acreditamos que o trabalho colaborativo é a alternativa mais assertiva para o desenvolvimento do turismo na região. Nossa missão é consolidar o potencial que cada lugar tem, e torná-los conjuntamente atrativos”, explicou o coordenador regional do Sebrae, Jorge Pinho.

A definição de Três Rios como cidade recebedora do projeto teve como razão o potencial turístico do município e os esforços e investimentos em planejamento que a atual gestão vem desenvolvendo, como a construção do inventário turístico, do Plano Municipal de Turismo e construção de uma governança forte com o conselho de turismo.

“Através desse projeto, nós forneceremos uma espécie de consultoria para desenvolvimento e aprimoramento de serviços oferecidos em potenciais propriedades; tudo feito de forma muito dinâmica, de modo a trazer retorno o mais rápido possível aos participantes”, afirmou a analista de Turismo do Sebrae Rio, Tayssa Araújo.

O acordo já havia sido firmado no início do mês durante reunião realizada na sede da Prefeitura, e o início do projeto foi celebrado com muita festa no evento desta quinta. Participaram do lançamento a analista de turismo do Sebrae-RJ, Tayssa Araújo; a consultora de turismo do Sebrae, Wania Monnerat; o coordenador regional do Sebrae, Jorge Pinho; os proprietários da Fazenda Bemposta, Marcus Rezende e Carlos Vieira Azevedo; e a secretária de Fazenda, Finanças e Desenvolvimento Econômico, Caroline Gorito, que representou o prefeito Joa.

“Faço menção ao prefeito Joa, que teve a sensibilidade de embarcar nesse projeto tão importante, e agradeço em nome do prefeito à equipe do Sebrae e aos proprietários da Fazendo Bemposta pela realização desse evento que certamente já é um marco para o turismo e a economia de nossa cidade”, comentou Gorito.

Ainda durante o evento, a consultora de turismo do Sebrae, Wania Monnerat, ministrou uma palestra sobre Turismo de Experiência, um nicho de mercado que se configura em uma nova forma de fazer turismo e tem dado resultado em diversas localidades apoiadas pelo Sebrae.

“Esta prática turística está relacionada com os desejos do ser humano, cada vez mais conectado e em busca de experiências novas, e ligada, na maioria das vezes, a atividades e produtos locais, simples, artesanais… É uma maneira de atingir o consumidor de forma mais emocional, por meio de experiências que geralmente são organizadas com esse propósito”, explicou Monnerat.