Prefeitura de Três Rios

Tuberculose: sem abandono do tratamento, doença tem cura; Três Rios oferece suporte

Hoje, 24 de março, é o dia mundial de combate à doença infectocontagiosa que afeta principalmente os pulmões. E que, embora seja uma doença passível de ser prevenida, tratada e mesmo curada, ainda mata cerca de 4,7 mil pessoas todos os anos no Brasil. Mesmo com uma taxa de 85% de pacientes plenamente recuperados quando realizam o tratamento até o final.

De acordo com a Secretaria de Saúde de Três Rios, no ano de 2022 o município teve 50 pessoas com tuberculose curadas, dentro do universo de 67 casos diagnosticados, e 9 óbitos. Tirando as mortes, o ponto preocupante foram os 20 pacientes que abandonaram o tratamento e que estão dentro dos quase 30% das pessoas que não prosseguem com o tratamento até a cura da infecção.

É neste abandono que a Secretaria de Saúde tem atuado para reduzir esse número a partir da realização do mapeamento dos diagnosticados e da busca ativa dos pacientes que se ausentam do tratamento. A iniciativa busca acolher a pessoa diagnosticada de maneira que possa realizar o tratamento até o final e retornar para uma vida plena e com qualidade.

Importante ressaltar que:

– Cada paciente com tuberculose pulmonar que não se trata pode infectar, em média, de 10 a 15 pessoas por ano;

– O tratamento deve ser feito por um período mínimo de 6 meses, diariamente e sem nenhuma interrupção;

– O município de Três Rios está plenamente capacitado para realizar o diagnóstico, o tratamento e a cura da doença.

O cidadão deve ficar atento aos seguintes pontos:

Sinais e sintomas mais frequentes

Tosse seca ou com secreção por mais de três semanas, podendo evoluir para tosse com pus ou sangue; cansaço excessivo, prostração, febre baixa geralmente no período da tarde, suor noturno, falta de apetite, dor no peito, emagrecimento acentuado; rouquidão.

Diagnóstico

O diagnóstico e o tratamento da tuberculose são realizados pelo SUS, por meio dos seguintes exames: baciloscopia de escarro, teste rápido molecular para tuberculose e cultura para micobactéria, além da investigação complementar por exames de imagem.

Prevenção

A vacina BCG é obrigatória para menores de um ano, pois protege as crianças contra as formas mais graves da doença.

Tratamento

A Tuberculose tem cura e o tratamento é gratuito e disponível no Sistema Único de Saúde (SUS), mas para êxito no tratamento é importante que o paciente tome os medicamentos de forma regular e no tempo previsto (mínimo de 6 meses).

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Skip to content