Três Rios amplia vacinação bivalente para todos os grupos prioritários

A Prefeitura de Três Rios, por meio da Secretaria de Saúde e Defesa Civil, torna ampliada, a partir desta segunda-feira (20), para todos os grupos prioritários, a vacinação contra a covid-19 com o imunizante bivalente. A decisão segue orientação do Ministério de Saúde divulgada na última sexta-feira (17).

Podem se vacinar, portanto, os seguintes grupos: idosos com 60 anos ou mais; usuários e funcionários de instituições de longa permanência; pessoas imunocomprometidas; indígenas, ribeirinhos e quilombolas; gestantes e puérperas; trabalhadores da saúde; pessoas com deficiência permanente; População Privada de Liberdade e Adolescentes em Medidas Socioeducativas; e funcionários do Sistema de Privação de Liberdade. Em todos os grupos são eletivos apenas indivíduos com 12 anos ou mais de idade.

O imunizante bivalente aumenta a proteção contra as cepas já identificadas do coronavírus, incluindo a variante Ômicron. Para receber a dose da vacina bivalente, é preciso ter concluído, pelo menos, o esquema primário completo – ou seja, duas doses das vacinas “comuns”, as monovalentes. Além disso, também é preciso respeitar o intervalo mínimo de quatro meses da última dose de vacina contra a covid-19 recebida.

A vacinação acontece no Setor de Imunização do Posto de Saúde Central, localizado na Rua da Maçonaria, às segundas, quartas e sextas-feiras, entre 8h e 15h. Para a vacinação, é necessária a apresentação de documento de identidade com foto e CPF, além do cartão de vacinas. A pessoa que for se vacinar também não pode ter tido sintomas de covid-19 nos últimos 30 dias.