Prefeitura de Três Rios

Prefeitura realiza destinação correta de lâmpadas recolhidas em Três Rios

Lâmpadas podem ser descartadas em ponto de coleta no Horto Municipal

A Prefeitura de Três Rios, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, realizou na última semana a destinação adequada de mais um remessa de lâmpadas descartadas no ponto de coleta do Horto Municipal.

O ponto de coleta é uma parceria entre a Secretaria e a Reciclus, entidade sem fins lucrativos que recolhe o material e envia para São Paulo, onde é feita uma triagem e a separação entre o vidro e os materiais contaminantes das lâmpadas.

“As lâmpadas inservíveis contendo mercúrio, descartadas pelos domicílios, devem ser mantidas intactas como forma de evitar o vazamento das substâncias tóxicas até que sejam processadas”, alerta o especialista em resíduos sólidos Tiago Cardoso.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos estabelece normas para o desuso correto desses itens, que envolvem a implementação de serviço de logística reversa do material por fabricantes, comerciantes e importadores.

Através de um acordo setorial para implementação desse sistema é que surgiu a Reciclus, gestora desse serviço no Brasil. O acordo prevê a redução na geração de resíduos e tem como proposta melhorar a prática de hábitos de consumo sustentável e promover a reciclagem.

“Esse resíduo pode ser transformado em renda, por isso é importante que a população tenha conhecimento de como descartar as lâmpadas corretamente. Além de preservar o meio ambiente, o descarte correto também auxilia a economia”, comenta Thiago Vila Verde, secretário da pasta.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Skip to content