Na última quinta-feira (1), a Unidade de Processamento de Materiais Recicláveis de Três Rios (UPMR-TR) recebeu a visita dos fundadores do Instituto Recicleiros, de São Paulo. A visita foi acompanhada pelo especialista em resíduos sólidos Tiago Cardoso e a gestora ambiental Laura Dias, ambos da secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade.
O instituto paulista oferece assessoria técnica para o desenvolvimento do Plano de Coleta Seletiva de municípios brasileiros, e, a partir de um edital aberto em 2019, selecionou Três Rios para receber o projeto.
Os fundadores, Erich Burger Netto e Rafael Henrique Siqueira Rodrigues, estão realizando visita técnica em todas as Unidades de Reciclagem que são gerenciadas pelo Instituto Recicleiros no Brasil. Ao todo, são 16 cidades contempladas.
“A UPMR-TR foi projetada para reciclar 200 toneladas de resíduos e gerar mais de 50 postos de trabalhos diretos. Estamos aprendendo com o Erich e o Rafael a como melhorar o nosso processo para alcançar essa meta”, disse o presidente da cooperativa, Sidcley Pereira.
A parceria prevê modernização e ampliação da unidade de reciclagem, acompanhamento técnico, capacitação dos colaboradores, beneficiamento e destinação do material reciclável, além de ações de comunicação para incentivar e orientar a população sobre o descarte adequado do lixo.