Cuidar da saúde é valorizar a vida! Prefeitura de Três Rios entrega mais uma UBS totalmente reformada

A Prefeitura de Três Rios, em cerimônia ocorrida no final da tarde de ontem (29), entregou à população a reforma da UBS — Renato Valente de Almeida no bairro Purys. A Unidade vai atender um fluxo estimado de mais de 2500 atendimentos e está localizada em uma região com aproximadamente 6 mil habitantes, onde a maioria depende dos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS).

Para a Secretária de Saúde, Izabel Mendonça, a pasta tem trabalhado para além de oferecer, também, expandir os serviços de saúde. “ O cuidado com a saúde da população requer não só estruturas que oferecem dignidade, mas, serviços que sejam compartilhados com os usuários, para que todo o processo tenha como resultado um atendimento digno”.

A solenidade contou com a presença de secretários e representantes da comunidade, além dos vereadores: Robson de Oliveira Souza, Professor Ércules Rodrigues Monteiro (“Prof. Erquinho”), Gustavo Carvalho, Telmo Cardoso, Ana Clara Araújo, Professor Silvano Martins, Antonio Carlos Canavez Coelho (Tunico Coelho), Jonas Mascarenhas Macedo, Anderson Bento Medeiros e Pastor Vanderson Travassos.A Prefeitura de Três Rios ainda vai entregar mais reformas de Unidades de Saúde

A reforma da UBS — Renato Valente de Almeida, do bairro Purys, é fruto da parceria com a Faculdade de Ciências Médicas de Três Rios — Suprema e a Prefeitura Municipal de Três Rios que decorre da cessão onerosa de um terreno, ao lado de onde hoje se localiza a Faculdade, que será em breve, construído um Ambulatório Escola com 10 especialidades.

Ao final dessa parceria, o município terá oferecido estrutura e serviço de saúde e acolhimento a mais de 30 mil pessoas.

Reformas visam recuperar e adaptar as estruturas que estavam sucateadas.

Ao assumir a Prefeitura Municipal no ano de 2021, o prefeito Joa recebeu um rigoroso levantamento sobre as péssimas condições (insalubres) em que se encontrava as Unidades de Saúde.

Daí em diante, tomou-se a decisão de recuperar a estrutura para poder oferecer o serviço de saúde que garantisse a acessibilidade, o cuidado, a universalidade e a integralidade ao tratamento da população.

Segundo a Secretária de Saúde, Izabel Mendonça, o início foi difícil, devido ao estado insalubre dos equipamentos e pela falta de recursos para as ações básicas do dia a dia. “Partimos para firmar parcerias para recuperar a estrutura e buscamos alternativas para os conseguir os recursos. Daí o resultado da entrega da 18.ª obra”.

A Secretaria de Saúde ainda trabalha com a estimativa de entregar, nos próximos anos, um total de 25 obras. Além das 18 entregues,  temos ainda a reforma do Posto de Saúde Central, o Hospital Regional da Mulher sem falar nas outras 05 reformas de UBS, fruto da parceria com a Suprema,

Para o prefeito Joa, a meta da Secretaria de Saúde é fundamental para dar ao cidadão um atendimento digno. “A reforma visa recuperar o que foi sucateado e oferecer mais serviços de saúde com conforto, equipamentos e a estrutura que o trirriense merece. Pois tão importante quanto reformar é melhorar a qualidade do serviço oferecido”.

O chefe do Executivo trirriense, aproveitou para agradecer a todos os funcionários pela dedicação. “Estou Prefeito para atender a população com serviços públicos de qualidade. Por isso, cobro que sempre seja feito o melhor em termos não só de obras, mas principalmente, de atendimento”, finalizou o prefeito Joa.