Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente de Três Rios é referência no Estado

A Prefeitura de Três Rios, através da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, e o CMDCA realizaram na última sexta-feira (29) a X Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O evento reuniu autoridades do município, representantes do Governo do Estado, profissionais de Três Rios e região, além de adolescentes.

Este ano, a Conferência teve como tema central “a situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia de Covid-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade”. O encontro contou com palestras do coordenador Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, Thiago Vieira, e da coordenadora do Programa Criança Feliz da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Susilaine Duarte.

Após as palestras, os participantes apresentaram propostas de ações e políticas públicas para os cinco eixos temáticos da conferência. Os eixos discutidos foram: Promoção e garantia dos direitos humanos de crianças e adolescentes no contexto pandêmico e pós-pandemia; Enfrentamento das violações e vulnerabilidades resultantes da pandemia de Covid 19; Ampliação e consolidação da participação de crianças e adolescentes nos espaços de discussão e deliberação de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos seus direitos, durante e pós-pandemia; Participação da Sociedade na deliberação, execução, gestão e controle social de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes considerando o cenário pandêmico; Garantia de recursos para as políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes durante e pós-pandemia de Covid -19.

“Nosso objetivo é refletir sobre os reflexos do cenário pandêmico e pós-pandemia e elaborar políticas públicas que garantam os direitos da criança e do adolescente dentro desse contexto”, disse o secretário de Assistência Social e Direitos Humanos de Três Rios, Pedro Henrique Brasil.

Ao final do evento foram escolhidos os representantes da sociedade civil e governo que irão representar o município na Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Participaram também da conferência o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Bruno Muniz; a secretária de Educação, Ana Paula Azevedo; a subsecretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Claudilene Pereira; e a vereadora Ana Clara Araújo.