Prefeitura de Três Rios é a pioneira na região a lançar portal da Lei Geral de Proteção aos Dados — LGPD

A Comissão da Lei Geral de Proteção de Dados da Prefeitura de Três Rios realizou uma reunião no auditório da UFRRJ, na manhã de hoje(13), para ser a primeira na região Centro Sul Fluminense a instituir uma comissão de trabalho que irá acompanhar e gerir a LGPD da Administração Municipal.

O Presidente da comissão, Oscar Castro, disse que o Prefeito Joa determinou total apoio e celeridade em todo processo de formação da equipe.

“Hoje iniciamos a abertura do processo, que irá contar com o apoio de todos os Secretários e Subsecretários Municipais, para que nessa primeira etapa seja realizada uma análise de todo cenário para que o comprimento da lei seja efetivado” explicou Castro.

Cabe demarcar que o compartilhamento de dados é quando pessoas disponibilizam seus dados para empresas, pessoas e organizações. Dessa forma, no que tange a Prefeitura, por meio da LGPD, a instituição vai proteger todas as informações compartilhadas com o poder público.

Acessando o site da Prefeitura de Três Rios – tresrios.rj.gov.br, já foi criado o portal LGPD, que vai explicar o que é a lei, além de contar com arquivos para download. Nela, qualquer cidadão vai poder ter acesso aos materiais, sem nenhum cadastro ou efetivação de login e senha.

Segundo Samuel Rodrigues, Subsecretário da Tecnologia e Informação e vice-presidente da comissão, já existe uma aba para que qualquer cidadão tenha acesso aos links úteis aos cursos disponíveis da Escola Nacional de Administração Pública – Enap, sobre os conceitos da LGPD. “É um curso EAD gratuito, on-line, onde ensina de forma muito didática e simplificada os direitos e deveres em relação aos seus dados”, explicou Samuel Rodrigues.

Portal da Transparência

O Portal da Transparência começará a sofrer uma transição, mas nunca em conflito com a LAI — Lei de Acesso à Informação que continuará sendo cumprida, as mudanças serão nos dados que possam identificar qualquer pessoa, o que será anonimizado.