Prefeitura de Três Rios

CEAM Três Rios celebra um ano de atendimento e proteção às mulheres

O CEAM – Centro Especializado de Atendimento à Mulher – está comemorando um ano de serviços e políticas protetivas às mulheres de Três Rios e região.

Os números positivos credenciam o CEAM de Três Rios como referência no estado. Neste primeiro ano, foram 1.015 atendimentos dentre; serviços psicológicos, serviços sociais, jurídicos e de apoio. O trabalho eficaz da equipe permite à unidade do município ter o mapa de bairros, tipos de ocorrências, faixa etária e nortear sobre as ações e decisões a serem tomadas.

“Temos uma equipe muito empenhada em oferecer o melhor serviço às mulheres que nos procuram pedindo ajuda e apoio num momento delicado no círculo familiar”, disse Pedro Brasil, secretário de Assistência Social e Direitos Humanos. 

Uma rede de apoio à mulher

O CEAM de Três Rios atua com uma rede de apoio à mulher que busca o apoio dos profissionais do CEAM. Órgãos como a Defensoria Pública, a Polícia Militar, NUAM (Polícia Civil), OAB Mulher, Saúde da Mulher, Ambulatório de Saúde Mental (que atende aos filhos destas vítimas), Conselho Tutelar, Patrulha Maria da Penha além do Juizado de Violência Doméstica.

Trabalho reconhecido por órgãos que premiam as melhores práticas públicas

O CEAM de Três Rios é o único no estado com plantão 24h, através do número (24) 9 9940-7008.  O CEAM está concorrendo ao Prêmio Innovare, conferido pelo Instituto Innovare. O prêmio tem como objetivo identificar, divulgar e difundir práticas que contribuam para o aprimoramento da Justiça no Brasil. Sua criação foi uma dessas raras oportunidades em que uma conjunção de fatores conspira a favor do bem público. Outro prêmio a concorrer é o Prêmio CNJ – Viviane Vieira do Amaral, em homenagem à Juíza que foi vítima de feminicídio no ano de 2020, que destina-se a ações, projetos e programas que contribuam para o enfrentamento e combate à violência contra a mulher. 

Um CEAM que gera novas oportunidades e caminhos

O CEAM 24h de Três Rios, além de dar todo o apoio a quem procura, também faz inserção destas mulheres ao mercado de trabalho, através de cursos profissionalizantes, onde muitas delas já foram qualificadas por empresas parceiras. 

“Estamos indo às escolas municipais e estaduais, juntamente com o Programa Saúde na Escola – Gravidez na adolescência e seus impactos psicológicos e sociais, às Unidades Básicas de Saúde e faculdades informando sobre a importância da notificação, e empresas orientando sobre os tipos de violência e pedidos de ajuda que as mulheres vítimas de violência podem solicitar”, disse a coordenadora Técnica, Fabiana Lapa dos Santos. 

O CEAM 24h, apesar de ser convênio do município com o Estado, faz o atendimento de mulheres de outras cidades, acolhendo e articulando com os serviços de rede de proteção de suas cidades oriundas. 

“Estamos atendendo um pedido do Prefeito Joa, que é o de ofertar o melhor serviço de proteção e cuidado com as pessoas menos favorecidas. Nossa dedicação tem feito com que mulheres, crianças e idosos de nossa cidade, tenham na secretaria de Assistência Social o apoio necessário nos momentos mais difíceis. Somos uma equipe coesa e determinada a fazer mais e melhor para que nossa população saiba que neste governo, elas podem contar com todo o aparelhamento público”, concluiu Pedro Henrique Brasil, Secretário de Assistência Social e Direitos Humanos.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Skip to content