Prefeitura de Três Rios

Prefeitura de Três Rios inaugura Centro Especializado em Saúde da Mulher

Nesta terça-feira (8), Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de Três Rios inaugurou o Centro Especializado em Saúde da Mulher. A cerimônia contou com a presença do prefeito Joa, do vice Professor Jacqueson, do Secretário de Obras, Ricardo Monteiro, da Secretária de Saúde, Izabel de Mendonça, demais integrantes da equipe de governo, vereadores e membros da Sociedade Civil.

Localizado ao lado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), o espaço conta com estrutura moderna e com equipamento e profissionais qualificados. O Centro Especializado em Saúde da Mulher é considerado um dos marcos da área da saúde e no cuidado da mulher trirriense. 

Para o prefeito Joa, a inauguração foi um momento de gratidão a toda a equipe de governo, em especial a Secretaria de Saúde, que fez um excelente trabalho de adequação do espaço para acolher os pacientes com segurança, conforto e com serviços e equipamentos modernos na realização de consultas e exames ginecológicos e procedimentos relacionados a saúde íntima da mulher. “Já avançamos muito e podem ter certeza que vamos avançar ainda mais”. 

“Só tenho a agradecer a Deus por estar prefeito neste momento de desafios e transformações. Estamos fazendo nosso dever de casa, superando as dificuldades, avançando em direção à melhoria dos serviços públicos ofertados, criando e fortalecendo parcerias com o Governo do Estado, onde temos o Governador Cláudio Castro, um amigo de nossa cidade, alinhando parcerias com deputados Federais e Estaduais que estão sempre de portas abertas para nossas demandas e projetos”, iniciou o prefeito Joa. 

“Parabéns a toda a minha equipe de governo e funcionários públicos. Obrigado, Senador Portinho, por todo apoio, aos vereadores e especialmente, à população trirriense que tem sido compreensiva, entendendo que, por mais que vivamos um momento delicado de pandemia e crises em todos os lugares, a nossa cidade segue firme e avançando”, finalizou Joa.

A presidente do Conselho Municipal de Saúde, Elisângela Silva, se disse feliz por participar da inauguração e destacou a qualidade do Centro de Referência. 

“Falo com convicção, pois sou usuária do serviço público de saúde. E estou feliz por ver um equipamento com estrutura atualizada e renovada. Feliz por fazer parte desse momento tão importante para a mulher trirriense”.

Por fim, a Secretária de Saúde de Três Rios, Izabel Mendonça, comemorou a conquista. 

“O governo concede a cada um de nós a possibilidade de fazer o melhor para o município. Sou grata ao prefeito e a minha equipe de belas mulheres que dignificam e engrandecem as ações da Saúde em nosso município”.

Também participaram da cerimônia os vereadores Gustavo Carvalho,Telmo do Sola, Vanderson Travassos, Clecinho, Ana Clara, Ana Carolina e Jaqueline Costa. Representando o governo do Estado, participou o subsecretário de Articulação Regional da secretaria das Cidades, Paulo Clefs, a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Elisângela Silva, além de secretários municipais e outros membros da equipe do governo. 

Serviços oferecidos pelo Centro de Referência em Saúde da Mulher 

O Centro de Referência em Saúde da Mulher fará os serviços de Ginecologia clínica (incluindo o climatério), preventivo ginecológico para o rastreamento do Câncer do colo uterino e mama e SISCAN, mastologia, ultrassonografia (Obstétrica, transvaginal, pélvica e mama), saúde sexual e reprodutiva (Planejamento Familiar e inserção do dispositivo intrauterino – DIU), patologias do trato genital inferior, vídeo-histeroscopia diagnóstica e cirúrgica, urodinâmica (incluindo fisioterapia do assoalho pélvico) e Psicologia. Além da assistência ao pré-natal de alto risco e puerpério. 

Para ter acesso aos serviços no local, a paciente deve comparecer às Unidades Básicas de Saúde, pois elas farão o agendamento das vagas disponíveis via Sistema de Regulação (SISREG).

Atenção e cuidado com a mulher como prioridades

Desde o início em 2021, quando o prefeito Joa assumiu, a atenção e o cuidado com as mulheres na área da saúde tem sido uma prioridade de sua gestão. Como prova disso, temos a criação do Centro Especializado em Saúde da Mulher (CEAM – 24H), que tem sido um braço forte na proteção de mulheres vítimas de qualquer tipo de violência, e o retorno das cirurgias ginecológicas, que por mais de 15 anos estavam suspensas no município.

Outras atividades do Dia Internacional da Mulher

Além da inauguração, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de Três Rios realizou nesta terça-feira atividade física, aulão de ginástica, promoção e cuidado em saúde (com dicas de boa alimentação, aferição de pressão, glicemia e cuidados com a mente) na Praça São Sebastião.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Skip to content