Prefeitura de Três Rios oferece serviço de odontologia nas UBS´s, UPA e CEO

Prevenção, emergência e tratamento especializado na rede municipal é estratégia de promoção da saúde integral dos trirrienses.

A dor de dente é algo desagradável em qualquer ocasião e tira o sossego de qualquer pessoa. Mas, se a dor aguda aparecer, a Secretaria de Saúde de Três Rios disponibiliza o serviço de urgência e emergência odontológica na Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24hs), que já realizou mais de 2100 atendimentos odontológicos em 2021.

Bem equipada e com uma equipe qualificada, a Unidade de Pronto Atendimento realiza com frequência serviços contra casos de inflamações agudas da polpa dentária (pulpites); abscessos odontogênicos; celulites odontogênicas; traumatismos dentoalveolares; hemorragias orais após extração dentária; suturas de pequenas lacerações orofaciais, além dos tratamentos em equipe multidisciplinar de lesões orais/ infecções agudas.

“Aqui são atendidos os casos de urgência e emergência odontológicas, onde controlamos a dor ou inflamação e encaminhamos para o Centro de Especialidades Odontológicas os casos mais complexos, que necessitam de tratamento especializado. Algumas vezes, pela gravidade, um ou outro paciente precisa de maior atenção. Quando isso acontece, ele permanece em observação na UPA”, esclarece o Coordenador odontológico da UPA 24hs, Arri Júnior.

No CEO (Centro de Especialidades Odontológicas) também tem aparelho dentário e prótese dentária gratuita

Referência em saúde bucal no município com mais de 7000 procedimentos neste ano, o CEO está localizado no prédio do Centro Oncológico (antigo Sase), na Vila Isabel. Trabalhando com atendimentos eletivos (agendados) os serviços oferecidos pelas equipes são: Cirurgia Oral (extrações de sisos, entre outros procedimentos); Endodontia (tratamento de canal); Estomatologia (biópsias e/ou tratamentos de lesões); Odontopediatria; Ortodontia/Ortopedia (aparelho dentário);  Pacientes com Necessidades Especiais (crianças e adultos); Periodontia (gengivites, periodontites – inflamação na gengiva); Prótese Dentária.

O Centro também é referência para continuidade de tratamentos cirúrgicos e/ou clínicos e na realização de procedimentos ambulatoriais de pacientes atendidos no Hospital de Clínicas Nossa Senhora da Conceição, no serviço de Cirurgia e Traumatologia BucoMaxiloFacial e do setor de Odontologia da UPA.

“Construímos esta parceria que busca um trabalho sob égide da integralidade do cuidado, fazendo com que estes pacientes sejam acolhidos pelos profissionais do CEO, visto que há uma grande dificuldade na grande maioria dos municípios para darem continuidade aos tratamentos realizados em ambiente hospitalar”, finaliza a Coordenadora Liene Portela.

Para o Prefeito Joa, a saúde bucal, especialmente o CEO, é motivo de orgulho e incentivo para novas conquistas que vão deixar o trirriense com um sorriso que  vai refletir à saúde de todos.

“O cuidado com o nosso sorriso nunca pode parar. Desde a infância até a idade mais avançada, cuidar do sorriso daqueles que estão à nossa volta é dever de todos nós”.

O Prefeito ainda ressaltou o trabalho realizado pela saúde bucal na atenção básica, que tem sido a porta de entrada dos mais de 15 mil usuários que acessaram os serviços.

O CEO representa a excelência do serviço de saúde bucal realizado pelo município, que conta em um único lugar com as mais procuradas especialidades na área, inclusive com cirurgias e atendimento pediátrico especializado.

“São quatorze colaboradores trabalhando todos os dias para levar gratuitamente o melhor em saúde bucal para toda a cidade de Três Rios”, concluiu Liene Portela, Coordenadora do CEO.