Prefeitura de Três Rios

Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos de Três Rios promove capacitação sobre acolhimento a usuários

A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos de Três Rios promoveu capacitação sobre acolhimento a usuários para os servidores da pasta na última sexta-feira (22). A palestra, que aconteceu no auditório da Faculdade Suprema, foi ministrada pela subsecretária Claudilene Pereira. 


O acolhimento é o momento de aproximação com o usuário e parte integrante do processo interventivo dos assistentes sociais. Ele congrega três elementos que agem ao mesmo tempo: a escuta, a troca de informações e o conhecimento da situação em que se encontra o usuário. 


“Cuidar das pessoas e atender bem à população que necessita dos serviços públicos é nossa responsabilidade. Com esse objetivo, estamos capacitando nossas equipes de governo para que realizem o atendimento humanizado e a escuta qualificada, propiciando um vínculo entre os profissionais e os usuários”, destacou o prefeito Joa.  

No CRAS, a acolhida ocorre em grande parte na recepção e tem como objetivo instituir o vínculo necessário entre as famílias usuárias e o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) para a continuidade do atendimento socioassistencial iniciado. 


O acolhimento institucional é um dos serviços de Proteção Social Especial de Alta Complexidade do Sistema Único de Assistência Social. O principal objetivo é promover o acolhimento de famílias ou indivíduos com vínculos familiares rompidos ou fragilizados, de forma a garantir sua proteção integral. 


Já a segurança de acolhida é provida de ofertas públicas de serviços de abordagem em territórios de incidência de situações de risco e de rede de serviços para a permanência de indivíduos e famílias, através de alojamentos, albergues e abrigos. Pressupões, ainda, condições de recepção, escuta profissional qualificada e resolutividade no atendimento.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Skip to content