Prefeitura de Três Rios

Rádios do município recebem secretária de Saúde e coordenadora para falar sobre o SWAB AG, um dos testes de Covid-19 disponíveis em Três Rios

A secretária de Saúde de Três Rios, Izabel Mendonça, acompanhada da coordenadora do Centro de Triagem Covid-19, Damiana Cesário, foram convidadas a participarem de programas de entrevista em rádios do município nesta semana. O objetivo foi informar a população sobre a importância do teste SWAB AG, um dos exames de identificação do coronavírus disponíveis em Três Rios.

Nas oportunidades, a secretária destacou o respaldo do Governo Municipal para a implementação das ações de combate à doença e ressaltou os tipos de testes de Covid-19 que são oferecidos atualmente nos serviços de saúde, além do SWAB AG: RT-PCR (secreção respiratória) e teste rápido para sorologia (amostra de sangue). 

O SWAB AG está sendo considerado um diferencial no enfrentamento à Covid-19. Isso porque Três Rios foi um dos primeiros municípios do Estado a adotar o exame, em maio deste ano, que permite ao paciente saber de sua contaminação ou não em apenas 15 minutos. O exame tem garantido ao município mais agilidade no tratamento e, de acordo com a secretaria de Saúde, é uma das ferramentas responsáveis pela redução no número de casos, devido à rápida identificação. 

O teste, disponível nos serviços de saúde, principalmente no Centro de Triagem, é realizado por meio da coleta de amostras da nasofaringe e é indicado para pessoas com suspeitas da doença. O exame deve ser realizado a partir do terceiro dia de sintomas. 

A agilidade tanto na testagem quanto no resultado do exame foi destacada pela coordenadora do Centro de Triagem, Damiana Cesário. Segundo ela, a precocidade da informação possibilita um tratamento mais efetivo e que pode evitar maior gravidade.

Ainda segundo Damiana, o resultado do teste é preciso; a sensibilidade do SWAB AG em relação aos demais é de 90%. Desta forma, além de gerar um ambiente com mais segurança, a ação tem impacto também na economia da cidade. Antes do SWAB AG, o paciente deveria ficar no mínimo 14 dias afastados de suas atividades para saber o resultado de seu teste, que era enviado ao LACEN – Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels -, no Rio de Janeiro.  

Teste SWAB AG é oferecido desde maio deste ano nas Unidades de Saúde de Três Rios. Foto: Kevin Teixeira.

O Governo Municipal também trabalha com a meta de manter e ampliar a testagem de toda a população e dos contactantes, que são as pessoas que tiveram contato, no mínimo dois dias antes, com aquele que foi diagnosticado com o vírus. Assim, o município vai monitorar e barrar o processo de contaminação das pessoas que residem ou trabalham com pessoas contaminadas com o vírus.

Saúde de destaque 

A secretaria de Saúde tem sido um dos destaques do Governo na oferta de serviços públicos de qualidade no setor. Desde março, por exemplo, o programa “Saúde no Seu Bairro” está no município com as carretas de exames e consultas, tendo como objetivo zerar as filas de espera em Três Rios, marca que já foi alcançada em várias especialidades. Diversos pontos do município já foram contemplados com a ação, que segue durante o mês de agosto. 

Desde março, o Governo Municipal oferece consultas e exames através do Programa “Saúde no Seu Bairro”. Foto: Yago Oliveira.
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Skip to content