Prefeitura de Três Rios, em parceria com a FIRJAN, discute políticas públicas de mobilidade urbana

Revitalização das calçadas trirrienses visa acessibilidade e segurança

A Prefeitura Municipal de Três Rios e a FIRJAN realizaram, nos dias 20 e 21 de julho, um encontro para apresentação das perspectivas da sinergia que envolve o Programa Calçadas Acessíveis. Em dois dias, várias experiências de mobilidade foram colocadas em pauta. Além disso, também foi realizado um workshop pelas ruas da cidade, onde os participantes vivenciaram as dificuldades enfrentadas pelos PcD (Pessoas com Deficiência) no deslocamento pelo espaço público.

A ideia principal do projeto é desenvolver ações junto à prefeitura para que a mobilidade urbana propicie a inclusão e a melhoria na qualidade de vida para todo o cidadão.
O encontro também teve o objetivo de orientar os técnicos do Governo Municipal e lideranças dos Conselhos Municipais dos Direitos das Pessoas com Deficiência e do Idoso.

Dessa forma, Três Rios está se planejando para empreender um manual técnico para implementação da acessibilidade nas diversas vias do município. “Cada secretaria envolvida vai disponibilizar seus conhecimentos e práticas para a construção de um espaço atraente, com melhor e correta sinalização, visando sempre melhorar a vida de toda, sem exceção, população ”, pontuou o prefeito Joacir Barbaglio.