A Secretaria de Saúde vai realizar no sábado, 26, das 08h às 12h, o Dia D da vacinação contra o vírus Influenza. A imunização ocorrerá em todas as Unidades Básicas de Saúde e no Setor de Imunização do Posto Central de Saúde, na Rua da Maçonaria.
O imunizante contra a Influenza é indicado para a proteção contra os vírus influenza A, H1N1, H3N2 e B.
Quem pode ser vacinado?
Poderão ser vacinadas pessoas com comorbidades; deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário; passageiro urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, força de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.
As pessoas com comorbidades deverão apresentar um laudo com validade de 2 anos ou receita com a medicação contínua com validade dentro de 6 meses.
Também poderão ser imunizados os integrantes do grupo prioritário da 1º Etapa, composto por crianças (6 meses a 6 anos), gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da Saúde; e os idosos com 60 anos ou mais, além de professores.
Para receber a vacina deve ser apresentado um documento de identificação. Os professores devem levar o contracheque, enquanto os trabalhadores da Saúde devem estar com o comprovante de vínculo ativo (declaração do empregador ou contracheque).
A indicação do Ministério da Saúde é que seja tomada em primeiro lugar a vacina contra a Covid-19 e depois a da gripe. É necessário dar um intervalo mínimo de 14 dias entre as duas vacinas, porque ainda não se sabe os efeitos simultâneos dos dois imunizantes.
Confira os documentos necessários para a imunização
Idosos – identidade
Professores – contracheque
Trabalhadores da saúde – comprovante de vínculo ativo (declaração do empregador ou contracheque)
Para mais informações, ligue na Secretaria de Saúde: 2255-4547.