Prefeitura de Três Rios

Estratégia de Saúde da Família fez mais de 1.000 atendimentos só em 2021

Moradores do Barros Franco e do Morro dos Caetanos têm recebido atenção diferenciada na Clínica da Família José da Silva – Zé da Farmácia –, situada na Vila Isabel, com o Programa de Residência em Medicina de Família. A ação é fruto de uma parceria com a UERJ – Universidade do Estado do Rio de Janeiro e, só neste ano, já fez mais de 1.000 atendimentos.

Com duas médicas preceptoras e cinco residentes de medicina, os moradores têm recebido atendimento e acompanhamento médico integral. Além de, quando necessário, encaminhamento para outros serviços, através dos médicos da atenção básica. 

O Programa permite a existência de uma fonte regular de atenção e uso ao longo do tempo, independente da presença de problemas específicos relacionados à saúde. Opinião que é compartilhada pelas duas médicas/preceptoras em Saúde da Família, Dra. Hérica Cristhina Nascimento Machado e Dra. Michelle Fonseca Corrêa Maia: “ter médico na própria comunidade disponível para dar orientações, prevenir doenças, realizar consultas e acompanhar a saúde das famílias é muito mais do que saúde, significa atenção humanizada, respeito e qualidade de vida”, pontuou Dra. Hérica Cristhina N. Machado.

Outro ponto importante é que este conceito garante ao cidadão uma assistência à saúde que contempla o indivíduo em todos os níveis de atenção, como sinaliza a médica/preceptora Dra. Michelle Fonseca Corrêa Maia: “Melhor acolhimento dos usuários, com qualidade e aumento no atendimento da população, cuidando das pessoas com integralidade, equidade, longitudinalidade, abordando a pessoa no seu aspecto social, familiar e cultural”.

A importância do Programa de Residência em Atenção Básica em Saúde está não só no fato de reduzir filas e tempo de espera nas emergências e nos hospitais, mas, também, porque dedica mais atenção na compreensão dos problemas que cercam e definem o quadro de enfermidades que podem acometer o paciente. Tornando mais racional o cuidado com a saúde que evita o tratamento da doença.  Além de permitir aos residentes uma formação profissional que qualifica a Atenção Primária, e que promove a redução das desigualdades em saúde.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Skip to content