Secretaria de Saúde de Três Rios finaliza processo licitatório e entrega de medicamentos começa em abril

O governo do município de Três Rios, através da Secretaria de Saúde, começa a avançar com as compras e entregas de medicamentos, um alívio para os usuários do sistema SUS que vinham sofrendo com o desabastecimento da assistência farmacêutica pública.

A Secretaria Municipal de Saúde mobilizou uma ação envolvendo a assistência farmacêutica e a Secretaria de Gestão Pública e Compras Governamentais para dar continuidade no fornecimento dos medicamentos no ano de 2021, colocando um fim ao problema grave da falta de remédios. O governo municipal entende a gravidade da situação e a necessidade de, dentro dos trâmites legais, dar celeridade à ação.

A última licitação para compras dos medicamentos para atendimentos na farmácia básica havia sido em 2019. Em 2020, até foi aberto um processo licitatório no qual apenas 13 itens foram registrados. E isso acabou comprometendo e promovendo um desabastecimento e interrupção na distribuição de medicamentos e serviços de saúde em Três Rios.

“Já concluímos alguns processos licitatórios, e os medicamentos começam a ser distribuídos em toda rede municipal de saúde já em abril. O último processo licitatório para registro de preço para atender a mandato judicial teve vencimento em junho de 2020, as tiras de glicemia tiveram o vencimento de sua contratação em outubro e não teve um processo anterior visando a contratação, ocasionando, assim, a descontinuidade das contratações e interrompendo o fornecimento”, explicou Willian Pimentel, Secretário de Gestão Pública e Compras Governamentais.