Estamos recebendo muitas mensagens nas redes sociais com dúvidas acerca da primeira etapa de vacinação contra o coronavírus no município e hoje vamos esclarecer alguns questionamentos.
Antes de mais nada, importante dizer que a Secretaria de Saúde de Três Rios segue a orientação do Ministério da Saúde (FEDERAL) e do Governo do Estado do Rio de Janeiro para realizar a imunização, que, como já mencionamos em posts anteriores, começou na última quarta-feira, dia 20.
Inicialmente, nesta primeira fase, os imunizadores estão/estarão vacinando TODOS OS PROFISSIONAIS DE SAÚDE, seguindo recomendações do Governo Federal.
São eles: funcionários envolvidos na vacinação; trabalhadores da área que atuam em instituições de longa Permanência de Idosos e de Residências Inclusivas; trabalhadores dos serviços de saúde público e privados, tanto da urgência quanto da atenção básica, envolvidos diretamente na atenção/referência para os casos suspeitos e confirmados de Covid-19; e demais trabalhadores da saúde.
O planejamento de imunização ainda cita que, nesta etapa, pessoas idosas residentes em instituições de longa permanência (institucionalizadas/asiladas) devem ser imunizadas.
Além disso, pessoas a partir de 18 anos de idade com deficiência, moradores de Residências Inclusivas e Indígenas, a partir de 18 anos, em terras indígenas reconhecidas também estão presentes nesta fase.
O Ofício circular nº 9/2021/SE/GAB/SE/MS, que contém essas informações, pode ser conferido clicando aqui.