Prefeitura realiza testes rápidos (IgM e IgG) nos servidores públicos municipais

Empenhada no combate ao coronavírus, a Prefeitura de Três Rios realizou, na manhã desta sexta-feira, 15, no Prédio do Executivo Municipal, testes rápidos (IgM e IgG) para os funcionários. Ao todo, foram 55 testes feitos. Os casos positivos da doença foram encaminhados, prontamente, para isolamento domiciliar, onde ficarão por sete dias, no mínimo.

A ação é uma forma de prevenção de contaminação e transmissão, já que, desta forma, permite um maior panorama da doença na cidade e também serve como facilitador para o controle do vírus.

Como é realizado o teste?

Profissionais da saúde coletam algumas gotas de sangue, através de um furo realizado no dedo, e colocam o material em um equipamento similar aos testes de gravidez encontrados com facilidade em farmácias. Após a colocação do sangue, o líquido passa pelo reagente, uma substância que, quando entra em contato com os anticorpos, muda de cor. Quando o resultado é positivo apenas para IgM, indica que a pessoa está ou esteve recentemente com o vírus. Quando o resultado é positivo para IgG significa que a pessoa já teve contato com o vírus no passado. No entanto, ressalta-se que o resultado positivo para anticorpos não significa que a pessoa está com o vírus no momento do teste, porque tanto a IgM quanto a IgG podem permanecer presentes no sangue por longos períodos depois do fim da infecção.