Out

Prefeitura já realizou mais de 20 mil testes como medida de prevenção e enfrentamento ao novo coronavírus.

A Prefeitura de Três Rios já realizou mais de 20 mil testes como medida de prevenção e enfrentamento ao novo coronavírus. Os exames são realizados diariamente em pacientes com suspeita de Covid-19, contactantes de casos confirmados, grupos de risco, profissionais que lidam diretamente com o público e profissionais que trabalham no enfrentamento à doença.
Em Três Rios, a Prefeitura Municipal disponibiliza, gratuitamente, dois tipos de teste: RT-PCR e teste sorológico.

RT- PCR
Realizado através da coleta do material genético do vírus em uma amostra de secreção nasal ou da garganta, coletada com uma espécie de cotonete (swab).
É utilizado para detectar a presença do vírus na fase aguda da infecção, embora detecte também, ainda que com menor precisão, a presença do vírus nas fases assintomáticas e pré-sintomáticas. Se feito muito precocemente ou tardiamente, pode-se não ter o material genético do vírus e ter o resultado que chamamos de falso negativo. O resultado geralmente leva mais de 24 horas para ser liberado.

Teste sorológico
Os testes realizados através de coleta sanguínea podem detectar tanto proteínas do próprio vírus (antígenos) quanto proteínas produzidas pelo organismo em resposta ao vírus (anticorpos - lgG e lgM). O IgM é considerado um marcador eficiente para a fase aguda da doença e começa a ser produzido entre cinco e sete dias após a infecção pelo vírus; já o IgG, é um anticorpo que permanece circulando mesmo após o fim da fase aguda, indicando que a pessoa está, teoricamente, protegida de futuras infecções.
O teste é realizado após 10 dias da aparição dos sintomas.

Ouvidoria PMTR

Ouvidoria PMTR - Prefeitura de Três Rios-RJ | Praça São Sebastião, 81 - Centro

Entre em contato conosco através do email: [email protected] ou pelo sistema e-Ouve.