Prefeitura de Três Rios

Três Rios segue com vacinação contra Influenza e Sarampo

A Secretaria de Saúde de Três Rios continua com a imunização contra Influenza e Sarampo no município. A vacinação está sendo realizada nas Unidades Básicas de Saúde e no Posto de Saúde Central, na Rua da Maçonaria, de segunda a sexta, nos horários de expediente das unidades. 

Podem se vacinar idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde, crianças de 6 meses a menores 5 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, professores, pessoas com comorbidades, com deficiência permanente, caminhoneiros. 

Além disso, podem ser imunizados trabalhadores de transporte coletivo rodoviário,  trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, agentes das forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade e população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas. A vacinação vai até o dia 3 de junho. 

Vacina contra a gripe

Em 2022, a vacina usada contra a gripe protege contra as três cepas do vírus Influenza que mais circularam no ano passado no Hemisfério Sul: H1N1, H3N2 Darwin e linhagem B/Victoria, de acordo com o Ministério da Saúde. 

Vale destacar que a vacina da gripe é anual e mesmo as pessoas que receberam a dose no ano passado devem se vacinar novamente em 2022. Para quem já foi vacinado anteriormente, a imunização é em dose única e, para as crianças que vão tomar a vacina pela primeira vez, serão administradas duas doses, com intervalo de 30 dias entre elas. 

Vacina contra sarampo

O sarampo é uma doença infecciosa grave, provocada, assim como a influenza, por vírus. A doença é transmitida pela fala, tosse e espirro e pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. Seus efeitos se manifestam através de febre, inflamação das mucosas do trato respiratório, erupção maculopapular generalizada seguida por descamação. A única forma de prevenção é a vacina. 

Apesar de ser uma doença evitável pela vacinação ampla de crianças, os números demonstram queda na imunização, principalmente no período de pandemia de coronavírus. E isso fez com que entidades de saúde se manifestassem a respeito do assunto, ligando alerta para a situação, que afetou regiões como a  África e o Oriente Médio. 

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Skip to content