Prefeitura de Três Rios reúne dezenas de pessoas no 1º Fórum Municipal dos Direitos da Criança com Transtorno do Espectro Autista

A Prefeitura de Três Rios, através da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, em parceria com o CEJUSC, realizaram nesta sexta-feira (01) o 1º Fórum Municipal dos Direitos da Criança com Transtorno do Espectro Autista.

O Fórum reuniu dezenas de pessoas no Teatro Celso Peçanha para o fortalecimento e a discussão de políticas públicas em favor da inclusão, cidadania e dignidade dos autistas.

A palestra magna do Fórum foi ministrada pela professora, psicopedagoga e mestra em Psicologia e Cognição Social, Paula Rinaldi. Ela abordou o tema “TEA- Diálogos entre a dinâmica familiar, educacional e o acompanhamento terapêutico”.

A programação contou também com apresentações do Centro Judiciário de Soluções de Conflito e Cidadania – CEJUSC/ Três Rios, Claudia Moraes, Casa do autista, Camile  Pereira (Cer II- Planeta Vida), Rosana Araújo e Fernanda Machado, Vinicius Pereira, Ludmilla Coimbra (Cereais Bramil) e Heloísa Cassini (Transa Transporte).

Durante o evento, a vice-presidente da Associação de Mães e Amigos dos Autistas, Sandra Viana, relembrou o passado difícil das mães de autistas. “Foram tempos difíceis. Quantas vezes pedimos ajuda e não existiam profissionais capacitados para cuidar dos nossos filhos. Muitas vezes, as portas foram fechadas para nós. E enfim, neste governo temos aquilo que verdadeiramente precisamos para os nossos filhos. Agradeço a cada um de vocês que acreditaram que chegaríamos aqui”, disse Sandra Viana.

“O prefeito Joa sempre teve um olhar diferenciado para a causa dos autistas. Já no primeiro ano de governo, inauguramos a Casa do Autista, um sonho antigo de muitas famílias. Hoje, a unidade é referência na região e no estado”, disse o secretário de Assistência Social e Direitos Humanos, Pedro Brasil.

O prefeito de Três Rios, Joacir Barbaglio, ressaltou a importância do olhar diferenciado para o ser humano. “Quando decidimos inaugurar a Casa do Autista, nosso objetivo era fazer aquilo que todo mundo achava difícil. Quantas pessoas eram deixadas de lado, não recebiam atenção? Junto com nossos secretários encontramos momentos difíceis, mas não desistimos”, declarou o prefeito.

Participaram ainda do evento a juíza de Direito da Comarca de Três Rios, Dra Elen de Freitas, a secretária de Educação, Ana Paula Oliveira, a secretária de Saúde, Izabel Mendonça, a subsecretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Claudilene Pereira, o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Bruno Muniz, o presidente da Câmara Vereadores, Erquinho, e os vereadores Ana Clara Araújo, Jaqueline Costa e Telmo Cardoso.